Avatar do usuário logado
Usuário

Fenômeno “lua azul” acontece nesta sexta

Astrônomo afirma, porém, que nome é uma “licença poética”

Por Veja São Paulo 31 jul 2015, 00h04 | Atualizado em 5 set 2025, 17h54
LUA
LUA (Roberto Stuckert / Fotos Públicas/)
Continua após publicidade

O último dia de julho ficará marcado pela “lua azul”. O fenômeno marca a segunda lua cheia que ocorre em um mesmo mês. Essa situação acontece em um intervalo de aproximadamente dois anos. Apesar do nome, o satélite natural não fica com essa coloração.

+ Prefeitura volta atrás e descarta fechar marginais durante a madrugada

De acordo com o astrônomo Julio Lobo, do Observatório Municipal de Campinas, a história não passa de um rumor que surgiu há mais de um século. “É apenas uma referência, a lua não ficará azulada. É uma licença poética.”

+ Avenidas Paulista e Bernardino de Campos ficarão fechadas no dia 23

Segundo Lobo, o termo apareceu com força na década de 40 e, apesar de esquecido por um tempo, foi resgatado por uma astrônoma americana mais de trinta anos depois. Houve um tempo, porém, que a lua realmente ficou azul, conforme o astrônomo. Foi em 1883, quando o vulcão Krakatoa explodiu na Indonésia e a atmosfera ficou carregada por partículas de poeira e cinzas vulcânicas que deixaram o satélite natural com pigmentação azulada.

+ Acompanhe as principais notícias da cidade

Lobo explica ainda que a expressão é bastante usada pelos agricultores para determinar as épocas de colheita. “De certa forma, isso também ajudou a difundir essa ideia.” Mesmo cinza, quem quiser observar a lua desta sexta (31) em São Paulo terá um ajuda do clima: o céu deve estar limpo, sem nuvens.

Publicidade
TAGS:

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Círculo dos Antiquários: Luiz Louro, Christian Heymès, Paulo Kfouri, Silvia Souza Aranha e Ruth GriecoNathalia Paulino, CEO Maison Aura
Revista em Casa + Digital Completo
Impressa + Digital
Revista em Casa + Digital Completo

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de R$ 39,99/mês