Avatar do usuário logado
Usuário

Ex-dependente, ator de ‘Cidade de Deus’ defende descriminalização

Livre do vício desde o ano passado, Rubens Sabino citou um exemplo de política aplicada na Suíça para sanar o problema

Por 27 Maio 2017, 12h20 | Atualizado em 5 jul 2026, 17h07
rubens
 (Facebook//Divulgação)
Continua após publicidade
Ex-dependente, ator de ‘Cidade de Deus’ defende descriminalização Priorizar nos meus resultados Google

Famoso por interpretar o traficante Neguinho no filme Cidade de Deus (2002), o ator Rubens Sabino, 34 anos, viveu por muitos tempo na Cracolândia, onde usou a droga por três anos.

Livre do vício desde o ano passado, Rubens defendeu uma solução para o problema que e considerada impensável por muitas pessoas. “Todo mundo sabe que a Cracolândia de São Paulo não vai acabar com repressão”, escreveu o ator em seu perfil no Facebook. Acredito que somente a descriminalização de algumas drogas pode pôr fim à Cracolândia.”

Continua após a publicidade

Ele citou um exemplo de política combate a explosão do consumo de heroína na Suíça. Ha vinte anos, o governo local descriminalizou o uso da droga e transferiu os dependentes para alojamentos comandados por equipes de saúde, que aplicam doses controladas da droga. O número anual de novos usuários caiu de 850 em 1990 para 150 em 2005. E cerca de um terço dessas pessoas deixaram a droga espontaneamente

“O usuário pode ir até esse alojamento do governo, pegar todo dia sua dose de heroína e voltar para casa e trabalho e não para a cadeia, como no Brasil.”

Continua após a publicidade
Publicidade
TAGS:

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Fundo verde-escuro com texto O MÊS É DO CLIENTE. A vantagem de ler as maiores marcas do país é sua. em amarelo e branco. À direita, uma mão segura um smartphone exibindo um portal de notícias e um ícone de árvore verde-claraMão segurando um smartphone com aplicativo de notícias exibindo O MÊS É DO CLIENTE. A vantagem de ler as maiores marcas do país é sua em fundo verde-escuro, com ícone de árvore no canto superior direito
Revista em Casa + Digital Completo
Impressa + Digital
Revista em Casa + Digital Completo

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 32,90/mês