Clique e assine por apenas 6,90/mês

A evolução dos táxis em São Paulo

Primeiros carros que prestavam esse tipo de serviço se concentravam no Largo da Sé

Por Gabriela Boccaccio - Atualizado em 1 jun 2017, 16h51 - Publicado em 23 Maio 2015, 00h00

Presente em mais de cinquenta países, o aplicativo Uber chegou a São Paulo em junho de 2014, conectando passageiros a donos de veículos de luxo. Para os taxistas, o dispositivo é ilegal, pois os automóveis não seguem as mesmas normas de identificação, tampouco passam por vistoria ou necessitam de alvará. Seria um caso, portanto, de concorrência desleal.

+ Teste do táxi: quando o Uber compensa

+ Pesquisador organiza passeios a pé pela metrópole

A contenda foi parar nos tribunais. Após veto por curto período, a Justiça liberou o uso da ferramenta por aqui. Os motoristas de praça prometem continuar na briga para tentar reverter a decisão. O objeto dessa disputa, o mercado de transporte particular pago de passageiros, tem longa história na cidade. Os primeiros veículos datam do fim do século XIX e se concentravam no Largo da Sé e no Pátio do Colégio. Na frota da metrópole, também foram comuns os DKW, na década de 60, e os Fuscas, os preferidos nos anos 80.

Confira abaixo alguns modelos que marcaram época nas ruas da metrópole:

Continua após a publicidade

1887

1913

carro1913
carro1913

Anos 1950

carro1950
carro1950

Anos 1960

carros1960
carros1960

Anos 1980

carros1980
carros1980
Continua após a publicidade
Publicidade