Evento transforma Avenida Paulista em corredor cultural

Atração, inspirada no Museum Mile, em Nova York, será gratuita e terá participação de seis importantes instituições da via

No dia 11 de março acontece o Paulista Cultural, evento que consolida a importância da referida avenida na vida cultural da cidade. Por trás da programação – que conta com oficinas e visitas a exposições, entre outras atividades – estão seis instituições importantes da via: Casa das Rosas, Centro Cultural Fiesp, Instituto Moreira Salles, Itaú Cultural, Japan House São Paulo e Masp.

Muitas das atrações serão marcadas pelo intercâmbio entre instituições. A Japan House, por exemplo, ocupa, às 11h30, uma das galerias do Centro Cultural Fiesp com uma apresentação de contos japoneses utilizando o Kamishibai (histórias que são contadas por meio de desenhos ilustrados em cartões sequenciais).

 

Lina Bo Bardi Masp Lina Bo Bardi, arquiteta que projetou o Masp e pensou a ocupação do vão livre do museu

Lina Bo Bardi, arquiteta que projetou o Masp e pensou a ocupação do vão livre do museu (Acervo Instituto Lina Bo Bardi/)

Há também outras atividades, onde os museus trabalham sua programação de exposições de outra forma. O Masp, por exemplo, promove uma série de oficinas no vão livre relacionados às histórias e narrativas afro-atlânticas. Nessa lista estão ações como Ilha de Música (interação com a musicalidade afro-brasileira), Estação Utopia da Memória (peça-instalação na qual o público realiza percurso interativo mediado por cinco personagens vindas do futuro) e Projeto Cavalete Andante (projeto que leva a pintura a diferentes espaços não convencionais).

Ainda há nessa seleção Oficina de Escultura, construção de artefatos em chapas de metal; Balé Popular Cordão da Terra, proposta relacionada à dança, ministrada por um grupo voltado para as manifestações tradicionais brasileiras; e Splashcletas, uma experiência de criação visual colaborativa.

A programação conta ainda com atividades paralelas, com a participação de outras instituições, como CINEARTE-Conjunto Nacional, Cine Caixa Belas Artes, Espaço Cultural Conjunto Nacional, Espaço Itaú de Cinema, Instituto Cervantes,  Livraria Cultura/FNAC, Mirante 9 de julho e Teatro Gazeta.. O evento, gratuito, é inspirado no Museum Mile, ação que reúne os museus da 5ª Avenida, em Nova York, anualmente.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s