Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Evento de tecnologia e sustentabilidade coleta 234 toneladas de e-lixo

Greenk Tech Show chega à sua terceira edição em São Paulo com programação dividida em quatro áreas

Por Redação VEJA São Paulo Atualizado em 14 fev 2020, 15h56 - Publicado em 4 out 2019, 11h53

O Greenk Tech Show, evento de tecnologia e sustentabilidade, ocupa durante três dias (4, 5 e 6 de outubro) o pavilhão de eventos do Anhembi. Em sua terceira edição, o encontro gratuito propõe reunir o green (verde) e o geek (apaixonados por tecnologia e cultura pop) e disseminar informação em torno do descarte correto de equipamentos eletrônicos.

A iniciativa organiza, inclusive, uma campanha para coletar lixo eletrônico de maneira adequada. Em 2017, foram 2,7 toneladas recolhidas. Ano passado, 95 toneladas. Para 2019, com mais estrutura e campanha na internet, a organização afirma que já foram coletadas 234 toneladas. Ao todo, são quinze pontos de descarte pela cidade que ficam disponíveis durante todo o ano. Confira aqui o local mais próximo de você.

Idealizador do projeto, Mauricio Eugênio conta que o Greenk firmou parceria com a prefeitura para dobrar o número de locais de coleta até o final do ano. “Todo lixo recolhido ali é reciclável. A gente separa primeiro os equipamentos que podem ser reutilizados por inteiro. Depois desmontamos os componentes restantes, que podem se transformar em outros aparelhos”, diz.

Além disso, muito do sucesso da iniciativa se deve a estudantes que compraram a ideia da campanha. “Um total de 200 000 alunos, de várias escolas, ajudaram na campanha. A gente sente que estes jovens de 12 a 18 anos têm demonstrado uma grande adesão ao projeto”, conta Eugênio.

E para premiar o esforço dos jovens, o evento tem um braço de entretenimento que é dividido em quatro áreas. A Esports Zone, um espaço onde irão ocorrer diversos campeonatos de jogos eletrônicos com platéia. Entre os games em disputa, League of Legends, Rainbow Six, Free Fire e outros. O Estúdio do Conhecimento, área voltada para a educação com cursos e palestras como Robótica com sucata, Como criar uma startup, Mães e filhos empreendedores e o Torneio Greenk Intercolegial, em que estudantes apresentam projetos de sustentabilidade e tecnologia. A Arena Geek também receberá competições entre escolas, de cosplay e do jogo de dança Just Dance. E, por fim, o Drone Zone, um espaço para aprender como pilotar um drone, participar de batalhas com o equipamento e ainda acompanhar performances e apresentações de pilotos amadores e profissionais.

Serviço

De 4 a 6 de outubro de 2019; grátis
Horários: 4/10 (sexta-feira), das 12h às 20h; 5 e 6/10 (sábado e domingo), das 10h às 20h.
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi; Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana.
greenk.com.br

+ PODCAST Cozinha do Lorençato convida Victor Dimitrow, que conta como enfrentou o incêndio de seu restaurante

 

Continua após a publicidade
Publicidade