Continua após publicidade

As atrações de Alphaville, um dos oásis dos paulistanos

Distante 23 quilômetros da metrópole, o bairro é um dos preferidos de quem sai da capital em busca de um estilo de vida mais tranquilo

Por Gabriel Bentley Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 14 fev 2020, 15h59 - Publicado em 10 ago 2018, 16h36
Vista de Alphaville (Germano Luders/Veja SP)
Continua após publicidade

Um novo bairro sai do papel

Alphaville é um símbolo de desenvolvimento planejado. Pensando inicialmente em um distrito voltado a indústrias não poluentes, os sócios Yojiro Takaoka e Renato de Albuquerque lançaram, em 1974, o projeto do Alphaville Empresarial em um espaço de 5,5 milhões de metros quadrados, fruto da compra da antiga Fazenda Tamboré pelos ex-colegas da Escola Politécnica da USP. Surgiu então a ideia de criar áreas dedicadas à construção de casas para os funcionários das companhias que se instalaram na região, como uma experiência. Os residenciais começaram a fazer sucesso e consolidaram-se com 15 condomínios, organizados por número de acordo com o loteamento, dentro do distrito distribuído entre Barueri e Santana do Parnaíba.

A curiosa organização

Apesar de projetado e aprovado, o Alphaville Residencial 7 nunca saiu do papel. Isso porque o terreno destinado a esse loteamento possui alta inclinação. O último loteamento a ser comercializado foi justamente o Residencial 0. Por ser localizado no início de Alphaville, os projetistas não viam sentido em chamá-lo como 15º. Ele também é o único loteamento da região implantado em dois municípios, com 355 lotes em Barueri e 195 em Santana de Parnaíba.

Continua após a publicidade

Área verde como protagonista

Alphaville
O Parque Ecológico no bairro de Alphaville (Reprodução/Veja SP)

Com cerca de 1 milhão de metros quadrados, maior que a área do Villa-Lobos, um dos principais parques paulistanos, o Parque Ecológico no bairro de Alphaville é dividido entre o Centro de Lazer e a Área do Russo, destinada à preservação ambiental. Aproximadamente 20 000 visitantes passam pelo local todos os meses para desfrutar campos de futebol, playground, teatro de arena e quiosques com churrasqueiras. A Área do Russo é um espaço dedicado à recuperação ambiental com entrada restrita às visitas monitoradas. Com ajuda de monitores é possível fazer trilhas para conhecer lagos remanescentes da retificação do rio Tietê bem como observar diversas espécies de animais silvestres. O parque já sediou o 1º Drone Experience e, todo último domingo de cada mês, recebe o Antigomobilismo, dedicado aos fãs de veículos clássicos. Av. Doutor Dib Sauaia Neto, 1600, Alphaville, ☎ 4191-9844. Seg. a sex., 8h às 17h. Sáb., dom. e feriados, 9h às 17h. Entrada e estac. gratuitos.

Continua após a publicidade

Pioneira do skate no Brasil 

Alphaville
Área para práticas esportivas (Divulgação/Veja SP)

Projetado pelo arquiteto Reinaldo Pestana, o bairro de Alphaville foi o precursor não só de uma área bem planejada, mas também na de esportes. Construída em 1977, a pista de skate foi a primeira de São Paulo e a segunda do país, sendo considerada na época de sua inauguração a maior da América Latina, com 380 metros de comprimento. Localizado dentro do Alphaville Tênis Clube (ATC), fundado por Yojiro Takaoka e Renato de Albuquerque em 1976, o circuito passou por reformas em 2011 e parte de sua estrutura foi conservada pelo valor histórico. Alameda Paris, 555, Alphaville Residencial 1, ☎ 2188-2665.

Continua após a publicidade

Inspiração da sétima arte 

Cena de 'Alphaville', de Jean-Luc Godard
Cena de ‘Alphaville’, de Jean-Luc Godard (Divulgação/Veja SP)

Dirigido pelo cineasta francês e artífice da nouvelle vague (nova onda) Jean-Luc Godard, o filme Alphaville narra a história de uma cidade do futuro controlada por um robô, o Alpha 60. Lançada em 1965, a produção ganhou o Urso de Ouro no Festival de Berlim daquele ano. Pela ideia de criar-se uma cidade inteligente, os envolvidos com o projeto do bairro optaram pelo nome Alphaville para batizar o distrito.

Continua após a publicidade

Aula de sustentabilidade para crianças e adultos 

Alphaville
Espaço do Centro de Educação para Sustentabilidade (Divulgação/Veja SP)

Com energia solar, piso de pneu, paredes de barro e estrutura de bambu, o Centro de Educação para Sustentabilidade (CES) tem a proposta de descomplicar e disseminar o conhecimento sobre o assunto por meio de palestras, eventos e atividades lúdicas gratuitas. O lugar abriu suas portas em 2008 como o primeiro espaço dedicado ao tema e já beneficiou mais de 50 000 pessoas. Em sua visita, não deixe de conhecer o Jardim Sensorial, pensado para estimular os cinco sentidos dos participantes. Em 25 de agosto, das 9h às 14h, acontece a primeira Feira do Empoderamento Feminino, voltada para mulheres que atuam em projetos e serviços ligados à sustentabilidade. Alameda Michelangelo, 12, Alphaville Burle Marx. ☎ 4153-3618.

Continua após a publicidade

Fast-food saudável? É possível 

Alphaville
Ambiente da Be Alpha: comida saudável (d7 Bealpha/Veja SP)

Inaugurada em fevereiro, a Be Alpha é um restaurante de comida natural com boas opções de snacks e pratos, como tapioca e cuscuz. Há ainda frutas, sucos naturais, detox e kombucha.Hit da casa, o Sagitário, um cuscuz de farinha de milho recheado com carne-seca e queijo minas, sai por 10 reais. Aproveite para pedir o café coado do local. Artesanais e comprados diretamente do produtor no sul de Minas Gerais, os grãos são moídos na hora e servidos gratuitamente para os clientes. Shopping Flamingo. ☎ 4375-7870. Seg. a sex., 6h às 22h; sáb., 9h às 18h.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.