As atrações de Alphaville, um dos oásis dos paulistanos

Distante 23 quilômetros da metrópole, o bairro é um dos preferidos de quem sai da capital em busca de um estilo de vida mais tranquilo

Um novo bairro sai do papel

Alphaville é um símbolo de desenvolvimento planejado. Pensando inicialmente em um distrito voltado a indústrias não poluentes, os sócios Yojiro Takaoka e Renato de Albuquerque lançaram, em 1974, o projeto do Alphaville Empresarial em um espaço de 5,5 milhões de metros quadrados, fruto da compra da antiga Fazenda Tamboré pelos ex-colegas da Escola Politécnica da USP. Surgiu então a ideia de criar áreas dedicadas à construção de casas para os funcionários das companhias que se instalaram na região, como uma experiência. Os residenciais começaram a fazer sucesso e consolidaram-se com 15 condomínios, organizados por número de acordo com o loteamento, dentro do distrito distribuído entre Barueri e Santana do Parnaíba.

A curiosa organização

Apesar de projetado e aprovado, o Alphaville Residencial 7 nunca saiu do papel. Isso porque o terreno destinado a esse loteamento possui alta inclinação. O último loteamento a ser comercializado foi justamente o Residencial 0. Por ser localizado no início de Alphaville, os projetistas não viam sentido em chamá-lo como 15º. Ele também é o único loteamento da região implantado em dois municípios, com 355 lotes em Barueri e 195 em Santana de Parnaíba.

Área verde como protagonista

O Parque Ecológico no bairro de Alphaville

O Parque Ecológico no bairro de Alphaville (Reprodução/Veja SP)

Com cerca de 1 milhão de metros quadrados, maior que a área do Villa-Lobos, um dos principais parques paulistanos, o Parque Ecológico no bairro de Alphaville é dividido entre o Centro de Lazer e a Área do Russo, destinada à preservação ambiental. Aproximadamente 20 000 visitantes passam pelo local todos os meses para desfrutar campos de futebol, playground, teatro de arena e quiosques com churrasqueiras. A Área do Russo é um espaço dedicado à recuperação ambiental com entrada restrita às visitas monitoradas. Com ajuda de monitores é possível fazer trilhas para conhecer lagos remanescentes da retificação do rio Tietê bem como observar diversas espécies de animais silvestres. O parque já sediou o 1º Drone Experience e, todo último domingo de cada mês, recebe o Antigomobilismo, dedicado aos fãs de veículos clássicos. Av. Doutor Dib Sauaia Neto, 1600, Alphaville, ☎ 4191-9844. Seg. a sex., 8h às 17h. Sáb., dom. e feriados, 9h às 17h. Entrada e estac. gratuitos.

Pioneira do skate no Brasil 

Área para práticas esportivas

Área para práticas esportivas (Divulgação/Veja SP)

Projetado pelo arquiteto Reinaldo Pestana, o bairro de Alphaville foi o precursor não só de uma área bem planejada, mas também na de esportes. Construída em 1977, a pista de skate foi a primeira de São Paulo e a segunda do país, sendo considerada na época de sua inauguração a maior da América Latina, com 380 metros de comprimento. Localizado dentro do Alphaville Tênis Clube (ATC), fundado por Yojiro Takaoka e Renato de Albuquerque em 1976, o circuito passou por reformas em 2011 e parte de sua estrutura foi conservada pelo valor histórico. Alameda Paris, 555, Alphaville Residencial 1, ☎ 2188-2665.

Inspiração da sétima arte 

Cena de ‘Alphaville’, de Jean-Luc Godard

Cena de ‘Alphaville’, de Jean-Luc Godard (Divulgação/Veja SP)

Dirigido pelo cineasta francês e artífice da nouvelle vague (nova onda) Jean-Luc Godard, o filme Alphaville narra a história de uma cidade do futuro controlada por um robô, o Alpha 60. Lançada em 1965, a produção ganhou o Urso de Ouro no Festival de Berlim daquele ano. Pela ideia de criar-se uma cidade inteligente, os envolvidos com o projeto do bairro optaram pelo nome Alphaville para batizar o distrito.

Aula de sustentabilidade para crianças e adultos 

Espaço do Centro de Educação para Sustentabilidade

Espaço do Centro de Educação para Sustentabilidade (Divulgação/Veja SP)

Com energia solar, piso de pneu, paredes de barro e estrutura de bambu, o Centro de Educação para Sustentabilidade (CES) tem a proposta de descomplicar e disseminar o conhecimento sobre o assunto por meio de palestras, eventos e atividades lúdicas gratuitas. O lugar abriu suas portas em 2008 como o primeiro espaço dedicado ao tema e já beneficiou mais de 50 000 pessoas. Em sua visita, não deixe de conhecer o Jardim Sensorial, pensado para estimular os cinco sentidos dos participantes. Em 25 de agosto, das 9h às 14h, acontece a primeira Feira do Empoderamento Feminino, voltada para mulheres que atuam em projetos e serviços ligados à sustentabilidade. Alameda Michelangelo, 12, Alphaville Burle Marx. ☎ 4153-3618.

Fast-food saudável? É possível 

Ambiente da Be Alpha: comida saudável

Ambiente da Be Alpha: comida saudável (d7 Bealpha/Veja SP)

Inaugurada em fevereiro, a Be Alpha é um restaurante de comida natural com boas opções de snacks e pratos, como tapioca e cuscuz. Há ainda frutas, sucos naturais, detox e kombucha.Hit da casa, o Sagitário, um cuscuz de farinha de milho recheado com carne-seca e queijo minas, sai por 10 reais. Aproveite para pedir o café coado do local. Artesanais e comprados diretamente do produtor no sul de Minas Gerais, os grãos são moídos na hora e servidos gratuitamente para os clientes. Shopping Flamingo. ☎ 4375-7870. Seg. a sex., 6h às 22h; sáb., 9h às 18h.

Veja também
Newsletter Conteúdo exclusivo para você
Aceito receber ocasionalmente ofertas especiais e de outros produtos e serviços do Grupo Abril.
Política de Privacidade
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s