Continua após publicidade

Um ano após tentativa de estupro, aluna da USP volta a ser ameaçada

Estudante de geografia conta que tem recebido bilhete, teve o e-mail invadido e não anda mais sozinha

Por Veja São Paulo
Atualizado em 17 Maio 2024, 15h45 - Publicado em 1 nov 2015, 15h31

Aluna do curso de geografia da Universidade de São Paulo (USP), Luísa Cruz, de 25 anos, voltou a ser ameaçada no campus após sofrer uma tentativa de estupro dentro da área da instituição em agosto de 2014. O relato da estudante sobre a nova intimidação foi postado em seu perfil no Facebook na quarta (28) e já tem quase 20 000 curtidas e mais de 7 000 compartilhamentos.

+ Taís Araújo sofre ataques racistas em rede social

De acordo com a universitária, ao sair de uma aula, em meados de outubro, encontrou um bilhete em seu carro, no estacionamento da Faculdade História e Geografia:  “Enquanto estiver aqui, eu estarei.” “Em seguida avisei as pessoas mais próximas, parei de circular sozinha dentro e fora da USP e tentei ficar o mais atenta possível a qualquer sinal estranho”, relatou.

Porém, segundo Luísa, outra intimidação ocorreu. Dessa vez, uma pessoa teria invadido seu e-mail e enviado uma mensagem para a própria conta dela. “No texto, a pessoa me ameaça, alega saber fatos sobre meu cotidiano, afirma não ser a mesma pessoa que me agrediu no ano passado”, revelou a estudante.

Continua após a publicidade

O e-mail, segundo o relato de Luísa, condenaria o envolvimento dela com mulheres que já sofreram agressões dentro da universidade e denunciaram as violências sofridas. O aviso dizia que ela deveria rever as amizades e o tempo gasto “acobertando vagabundas.”

+ Catedral da Sé é pichada após manifestação a favor do aborto

A aluna afirma ter feito uma pesquisa e descobriu que o e-mail dela foi acessado dentro do prédio da Geografia. “Ou seja, a pessoa invadiu minha conta e enviou o e-mail de dentro do ambiente acadêmico enquanto eu estava em aula, no mesmo lugar em que recebo os bilhetes e em que sofri a tentativa de estupro”, desabafou Luisa, que fez um boletim de ocorrência. “Esta é mais uma tentativa de obter a necessária resposta tanto da universidade como das investigações policiais, uma vez que a possibilidade de se obter a identidade do perseguidor está justamente no fato das ameaças acontecerem no ambiente universitário através do uso da rede de informática da USP.”

Continua após a publicidade

No ano passado, ela teria sofrido uma tentativa de estupro, quando um homem a surpreendeu no estacionamento do prédio da Geografia e tentado empurrá-la para dentro de um carro.

+ Plano diretor ameaça Vila Madalena

Em nota oficial, a reitoria da USP informou que tomou conhecimento do assunto pelas redes sociais. De acordo com a instituição, a aluna foi convidada para  participar de uma reunião com representantes da Comissão de Direitos Humanos, da Superintendência de Segurança e da Ouvidoria na quarta (4) para avaliar que tipo de medidas podem ser tomadas no caso.

Continua após a publicidade

A reitoria informou ainda que a Superintendência de Tecnologia da Informação está investigando a origem e autoria das mensagens eletrônicas relatadas pela aluna. “Importante destacar que, em outubro do ano passado, a Superintendência de Segurança recebeu a aluna, o pai e o namorado dela. Após o levantamento das informações, foi solicitada à estudante uma cópia do boletim de ocorrência registrado para dar encaminhamento ao caso. Depois disso, a Superintendência não foi mais procurada”, informou a nota.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.