Eclipse solar ocorre nesta terça (2); onde ver melhor em São Paulo
Lua ficará alinhada entre a Terra e o Sol e cobrirá os raios solares durante um período de cerca de 2 a 3 minutos
Um eclipse solar total ocorre nesta terça-feira (2) às 17h39 do horário de Brasília, próximo ao litoral pacífico do continente sul-americano. A Lua ficará alinhada entre a Terra e o Sol e cobrirá os raios solares durante um período de cerca de 2 a 3 minutos.
Regiões do Chile e da Argentina poderão acompanhar o fenômeno em sua totalidade. Diversos astrônomos e curiosos viajaram para a região a fim de registrar o momento. Enquanto isso, o Brasil só terá acesso parcial ao fenômeno. Estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre e Amazonas são os melhores posicionados para observar o momento.
O astrônomo da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Sociedade Astronômica Brasileira Thiago Signorini Gonçalves conta que, quanto mais próximo ao Oceano Atlântico o local estiver, menor a chance de conseguir assistir o bloqueio dos raios solares pela Lua. “O Sol já vai estar muito baixo no horizonte, quase se pondo, dificultando a visualização do eclipse”, diz.
Apesar da pouca visibilidade, o profissional orienta que as pessoas procurem um local com visão direta ao pôr do sol, como a praça homônima, no Alto de Pinheiros, para tentar capturar parte do fenômeno. Gonçalves pede a utilização de proteção apropriada para os olhos – um simples par de óculos escuros não basta. Ele sugere, por exemplo, lentes utilizadas em máscaras de solda.
Um outro eclipse deve passar pelo Chile em 2020. No Brasil, o fenômeno só poderá ser visto em sua totalidade em 2045.
Quem são os médicos mortos em Alphaville
Empresa de médico que matou dois colegas de profissão em Alphaville afirma que crime foi estritamente pessoal
Henri Castelli: o que se sabe sobre agressão que desfigurou rosto do ator
Quem era Andre Miceli, apresentador da Jovem Pan que morreu na sexta (16)
Gianni se dedica à tradição italiana e acerta nos clássicos





