Como acompanhar o eclipse parcial da Lua nesta terça (16)

Fenômeno poderá ser acompanhado em todo o país

Depois do eclipse solar registrado no último dia 2, chegou a vez da Lua ser parcialmente coberta pela sombra da Terra. Nesta terça-feira (16), será possível acompanhar o fenômeno em todo Brasil ao final da tarde. O eclipse lunar ocorre quando Sol, Terra e Lua se alinham e o planeta em que vivemos cobre o satélite natural que o orbita.

Segundo dados da Nasa, agência espacial americana, o processo se desencadeará das 15h43 às 21h17, horários de Brasília. Apesar disso, o período de umbra, quando a sombra da Terra é visível sobre a Lua, ocorre entre 17h01 e 19h52. No restante do intervalo, conhecido como penumbra, a mancha terrestre sobre o satélite aparece de forma menos perceptível.

Para conseguir assistir ao fenômeno, é aconselhável procurar um local aberto e com boa visibilidade da Lua. Diferentemente do que acontece na versão solar, no entanto, não é preciso utilizar equipamento de proteção ocular para acompanhar o encobrimento do satélite.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s