Doria anuncia fim do uso de máscaras em locais fechados
Decreto prevê manutenção da obrigatoriedade apenas para transporte público e em unidades de saúde tais como hospitais e clínicas
O governador João Doria (PSDB) informou na tarde desta quinta-feira (17) em sua conta no Twitter ter assinado um decreto que libera imediatamente a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados no estado de São Paulo.
A exceção fica para os transportes públicos e unidades de saúde.
Finalmente sem máscaras!
Acabo de assinar decreto que libera imediatamente o uso de máscaras em locais fechados em SP. O avanço da vacinação e a queda nas internações e óbitos permitem esta medida. Momento tão esperado depois de dois anos desafiadores. Estou muito feliz! 😀
— João Doria (@jdoriajr) March 17, 2022
Em nota encaminhada logo após o anúncio de Doria, a comunicação do Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, informou que a decisão foi tomada após uma nota técnica do Comitê Científico.
“Recebi hoje à tarde uma nota técnica do Comitê Científico que demonstra uma melhora consistente na situação epidemiológica no Estado. Por isso decidi, com respaldo desses cientistas e médicos, abolir imediatamente a obrigatoriedade do uso de máscara em todos os ambientes, com exceção de unidades de saúde, hospitais e transporte público”, disse Doria, em nota.
Considerada por especialistas como uma das principais medidas para prevenir a contaminação do vírus da Covid-19, o uso obrigatório das máscaras teve início em maio de 2020.
+ViaMobilidade anuncia série de ações de melhoria nas linhas 8 e 9 da CPTM
O efeito imediato se dá porque a administração estadual já publicou o decreto assinado por Doria em uma publicação extra do Diário Oficial.
O documento cita a obrigatoriedade da máscara nos transportes públicos –ônibus, metrô e trens– e unidades de saúde tais como hospitais e clínicas, e torna opcional no caso de bares, academias, comércios, salas de aulas. As máscaras também continuam obrigatórias em áreas de acesso, embarque e desembarque de passageiros.
Desde o último dia 9, o item deixou de ser exigido em locais abertos, porém, ainda era obrigatório em todos os ambientes fechados.
Segundo o governo estadual, a liberação pode ocorrer por dois motivos. O primeiro é que 90% da população elegível (acima de 5 anos de idade) já está vacinada. Outro foi a análise de dados relativos a 14 dias após o Carnaval. Segundo a nota do governo estadual, houve melhora nos índices epidemiológicos –casos, internações e mortes.
+Pessoas de 60 a 79 anos voltam a ser maioria em UTIs Covid privadas
Idosos e crianças
A liberação quase que total do uso das máscaras ocorre num momento em que os idosos voltaram a ser maioria nos leitos de UTI Covid, segundo boletim divulgado nesta quinta-feira pelo Sindhosp, e a vacinação das crianças de 5 anos a 11 anos caminha a passos de tartaruga.
Para evitar que esse cenário se agrave, o governo estadual anunciou na quarta-feira (16) o início da vacinação de pessoas com 80 anos ou mais de idade com uma quarta dose da vacina contra a Covid-19 a partir da próxima segunda-feira (21). Ainda não há uma previsão de quando outras faixas etárias começam a ser imunizadas com mais uma injeção.
No caso das crianças, as autoridades de saúde dizem que a estagnação se deve a muitas desinformações a respeito da vacina para esse público.
No estado, 73,83% das crianças tomaram a primeira dose do imunizante, e apenas 29,14% a segunda dose.