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ViaMobilidade anuncia série de ações de melhoria nas linhas 8 e 9 da CPTM

Medidas emergenciais foram resposta a notificação do governo estadual por várias falhas que podem render multa de até R$ 4,3 milhões à concessionária

Por Clayton Freitas Atualizado em 17 mar 2022, 13h46 - Publicado em 17 mar 2022, 13h44

Em reunião realizada com representantes do governo estadual nesta quarta-feira (16), a ViaMobilidade, concessionária que opera linhas de trens, metrô e monotrilho paulistas, anunciou uma série de medidas de melhoria nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM.

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Na mesma reunião a STM (Secretaria de Transportes Metropolitanos) notificou a empresa a respeito da instauração de processos administrativos por interrupção de prestação de serviços. A pasta deu 15 dias para que a ViaMobilidade apresente a sua defesa.

Ao final do processo, se as irregularidades forem constatadas, poderão ser aplicadas multas que chegam a R$ 4,3 milhões. Segundo a STM, essas sanções estão previstas no contrato de concessão, que indicam quais são as obrigações e metas de desempenho da concessionária.

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Os problemas nas linhas 8 e 9 da CPTM começaram a se intensificar após a concessão, em 27 de janeiro deste ano. Usuários têm relatado irregularidades nos intervalos e até atrasos, além falhas de sinalização. Um site denominado Direto dos Trens contabiliza os problemas nas linhas. Pelos cálculos dos administradores da página, foram 12 falhas na linha 8 e outros 26 na linha 9 desde que a ViaMobilidade assumiu o serviço, num total de 38 problemas que causaram transtornos aos passageiros.

Entre os mais graves está a paralisação total provocada por um princípio de incêndio em cabos externos que cruzam as vias entre as estações Santo Amaro e João Dias da linha 9, registrada no dia 2 deste mês.

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Oito dias depois, no dia 10 deste mês, um trem se chocou contra uma barreira de contenção na estação Júlio Prestes ferindo duas pessoas. Ficou constatado que houve falha humana, e o maquinista foi demitido.

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Medidas emergenciais

O plano emergencial apresentado pela ViaMobilidade na reunião realizada nesta quarta inclui acelerar o diagnóstico da rede aérea –onde ficam os cabos de energia que alimentam as composições– e adotar ações para tentar frear o furto de cabos, intensificar a manutenção geral de elevadores e escadas, implantar placas de velocidade antes das estações e na entrada das plataformas.

A empresa afirma em nota ter recebido 77% da frota sem revisão geral. Entretanto, isso já estava citado no contrato de concessão.

A concessionária informou ainda que intensificará os treinamentos de navegação dos operadores de trens.

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