Clique e assine por apenas 6,90/mês

“Caminhos da Mantiqueira” será exibido de graça na Cinemateca

Documentário percorre a bucólica região de serra e ganha a plateia com causos de seresteiros, tropeiros e outras figuras

Por Miguel Barbieri Jr. - Atualizado em 5 dez 2016, 17h48 - Publicado em 3 set 2011, 00h50

Sócio da produtora Mistura Fina, o diretor publicitário Galileu Garcia Jr. estreia em longa-metragem com um harmônico retrato do Brasil. O documentário Caminhos da Mantiqueira, que será exibido na Cinemateca na terça (6), às 20h e 21h30, com entrada grátis, percorre a bucólica região da Serra da Mantiqueira. Localizada nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, ela tem quase o tamanho do Líbano. Depois de quatro anos de pesquisa, Garcia rodou 5.000 quilômetros, passou por cerca de trinta lugares e entrevistou mais de 100 pessoas.

+ Confira as estreias da semana

+ Saiba quais são os melhores filmes em cartaz

+ Quer ver um filme antes da estreia? Confira aqui

Além de uma primorosa fotografia, capaz de captar instantâneos de rara beleza, o documentarista investe na porção informativa, com depoimentos de biólogos e historiadores. É, porém, o “cidadão mantiqueirense”, expressão do próprio realizador, quem sobressai. Os “causos” de seresteiros, tropeiros, benzedeiras e agricultores orgânicos, entre outros, ganham a plateia, assim como a visita a simpáticos distritos e municípios, a exemplo de São Bento do Sapucaí (SP), Maria da Fé, Brasópolis e Santa Rita de Jacutinga (MG) e Conservatória (RJ).

+ Xaveco Virtual: nossa ferramenta para paquerar no Twitter

Continua após a publicidade
Publicidade