Continua após publicidade

Dicas de como usar botas e não fazer feio

Com a chegada do inverno, os calçados fechados de cano longo ganham as ruas. Mas é preciso cuidado para não errar no figurino

Por Sara Duarte
Atualizado em 5 dez 2016, 19h28 - Publicado em 18 set 2009, 20h30

Basta a temperatura cair um pouquinho para as mulheres saírem em disparada tirando suas botas do armário. Modelos sensuais com salto agulha, botinhas de cano curto, as clássicas montarias (aquelas de linhas retas, que vão até os joelhos) e mesmo as irreverentes galochas espalham-se pelas ruas. Mas nem todas as paulistanas acertam o passo. A pedido de Veja São Paulo, a consultora de moda Manu Carvalho, a estilista Cris Barros e a designer de sapatos Paula Ferber analisaram alguns looks fotografados na semana passada na Rua Oscar Freire e no Shopping Pátio Higienópolis. Elas dão dicas de como ficar bem com esse (perigoso) acessório de inverno e apontam as combinações certas para cada modelo.

O hit da temporada é o modelo montaria com bico arredondado, salto baixo e solado fino. Para quem prefere um estilo mais leve e informal, a melhor pedida é a bota flat, com sola de borracha e cano franzido. “Ela é muito versátil e prática”, explica Manu. “Vai bem com jeans skinny, minissaia, legging e short.” Mas atenção: bota por fora da calça pede jeans skinny stretch, aquele beeeeeem justo. Caso contrário, surge um amarfanhado horrendo na altura dos joelhos. Sucesso nas passarelas, a botinha de cano curtíssimo, chamada ankle (tornozelo, em inglês) boot, tem se revelado um mico. “É um sapato para a noite, mas há quem teime em usá-lo de dia”, conta Paula Ferber. “Só fica bem em mulheres altas e magras”, diz Cris Barros. Outra aposta da estação, as multicoloridas botas de chuva emborrachadas dividem opiniões. “A galocha é uma peça lúdica, que deixa o visual descontraído mesmo na balada”, afirma Manu. Cris Barros se mostra bem menos entusiasmada: “Só tem serventia no campo”.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.