Avatar do usuário logado
Usuário

Dia de Finados: conheça a origem do feriado

Celebração é feriado nacional no Brasil desde 2002, por meio de lei instituída naquele ano

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 2 nov 2026, 15h38
Cemitérios de São Paulo terão de cobrar taxas antigas, de acordo com decisão
Cemitérios de São Paulo terão de cobrar taxas antigas, de acordo com decisão  (Paulo Pinto/Agência Brasil/Divulgação)
Continua após publicidade
Dia de Finados: conheça a origem do feriado Priorizar nos meus resultados Google

Nesta segunda-feira (2) é celebrado o Dia de Finados, um feriado comemorativo marcado pela homenagem para aqueles familiares e amigos próximos que já morreram.

A celebração é feriado nacional no Brasil desde 2002, por meio de uma lei instituída naquele ano. Na data, é comum que os cemitérios fiquem mais cheios, com pessoas levando flores e outros objetos de celebração para os entes queridos.

A data surge diretamente de uma celebração tradicional do catolicismo, sendo estabelecida como padrão a partir do final do século X. Em 998 d.C., o monge francês Odilo de Cluny, da Abadia de Cluny, determinou que o dia 2 de novembro deveria se tornar um padrão para que os mosteiros de toda Igreja Católica rezassem pelos fiéis já mortos.

A data foi estabelecida nesse momento, mas se baseia em uma tradição da Igreja advinda ainda do período do Império Romano, quando cristãos realizavam orações para os mortos, em especial aqueles considerados mártires.

Continua após a publicidade

Na maior parte das vezes, eles eram enterrados em catacumbas embaixo da terra em Roma.

A celebração dos mortos não é algo apenas do catolicismo, já visto nas religiões antigas, como nas gregas e romanas. Na religião grega havia um grande rito com choro para lembrança dos mortos.

Continua após a publicidade

Odilo foi o primeiro a estabelecer um regimento mais direto dentro da igreja sobre o tema, instituindo inicialmente para aqueles da Ordem Beneditina. A celebração, entretanto, acabou rapidamente se espalhando e virando uma data oficial em praticamente todo o mundo.

Ronnie Wood, dos Rolling Stones: “Enfrentei o câncer duas vezes”

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Multidão de pessoas em protesto na rua, com prédios ao fundo, e texto UM PAÍS SE FORTALECE COM INFORMAÇÃO. À direita, texto Jornalismo de qualidade para entender o Brasil, o mundo e tomar decisões mais conscientes. veja com várias capas da revista Veja em perspectiva
Revista em Casa + Digital Completo
Impressa + Digital
Revista em Casa + Digital Completo

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 32,90/mês