Continua após publicidade

Detran faz sucesso com “blitz on-line” de celebridades

Com os puxões de orelha, órgão aumentou em 90% o número de seguidores de sua página no Facebook

Por Gabrielli Menezes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
18 ago 2017, 18h50

Na segunda (14), Neymar postou um vídeo nas redes sociais no qual fazia questão de mostrar seu cinto de segurança afivelado. A atitude ajuizada se deu após um “puxão de orelha” que o Detran.SP deu no craque poucos dias antes pela falta do uso do equipamento em um passeio de carro.

O jogador não foi a única “vítima” das advertências do órgão em sua página oficial no Facebook. A blitz das celebridades começou há cerca de um ano, quando a apresentadora Angélica levou uma chamada por usar o celular ao volante durante o programa Estrelas.

Com a boa repercussão — 3 200 curtidas, 410 comentários e 1 100 compartilhamentos —, o departamento de trânsito continuou com o radar ligado. Até agora, outros doze famosos receberam sinal vermelho.

Luana Piovani levou bronca ao transportar crianças sem cadeirinhas. Ela não gostou nada da repreensão. “Será que tem alguém lá (no Detran) querendo ficar famoso?”, rebateu, após o mau exemplo. A maioria das personalidades, no entanto, leva na boa. “Eu nem sabia que não podia deixar o cinto embaixo do braço, achei legal o alerta”, diz a cantora Wanessa Camargo, outra vítima da “blitz”.

O jogador com amigos em foto postada no Instagram (Reprodução/Instagram/Veja SP)

Os próprios internautas também se tornaram fiscais e passaram a enviar imagens de situações de conduta errada, caso de um vídeo de Luan Santana. O sertanejo usava o celular enquanto dirigia dentro do condomínio fechado, em Alphaville, onde mora. “Não faria o mesmo se estivesse na Avenida 23 de Maio”, justifica o cantor.

Continua após a publicidade

De acordo com Maxwell Vieira, dir etorpresidente do Detran.SP, a ideia não é constranger ninguém. “Queremos ressaltar a importância da mudança de comportamento do cidadão e aproximar a população de um órgão conhecido até então pela burocracia”, afirma.

Em um ano, a “brincadeira” rendeu à página da entidade no Facebook um aumento de 90% no número de seguidores (hoje são
134 000), além do alcance de 1,46 milhão de pessoas e mais de 225 000 interações. Todas as semanas, os oito funcionários da equipe de comunicação do órgão fazem reuniões de brainstorming para bolar novas estratégias.

As divulgações do tipo começaram no fim de 2013, quando o perfil foi criado. Em maio, por exemplo, surgiu a campanha #FocaNoTrânsito, baseada em memes. Em julho, foi a vez da Vai Ter Sorrisão, inspirada em um post de grande repercussão nas redes cuja proposta era informar ser permitido sorrir na foto da CNH.

Neymar: foto no carro sem cinto de segurança rendeu bronca (Reprodução/Instagram/Veja SP)

Apesar de estar em sintonia com a modernidade no aproveitamento das redes sociais para melhorar sua comunicação com o público, o Detran.SP ainda não solucionou velhos problemas. A procura pela ouvidoria do órgão cresceu aproximadamente 10% de 2015 para 2016. Várias queixas relatam problemas como demora na execução dos serviços e cobrança indevida.

Continua após a publicidade

Unidades e seções passam por reformas para receber um sistema operacional similar ao do Poupatempo. Dos 651 postos — cinco na capital —, 373 funcionam desse modo. Os atendimentos ocorrem com hora marcada e por etapas.

O resultado do teste teórico, por exemplo, que antes levava quinze dias, hoje fica pronto em instantes. “Estamos trabalhando para melhorar”, afirma Vieira. “Nossa taxa de aprovação nos novos postos é de 96%. Até o fim do ano, teremos pelo menos 400 deles operando da mesma maneira.”

Deslize no trânsito

Confira na galeria as infrações de algumas personalidades flagradas pelo órgão

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.