Continua após publicidade

‘O Descanso do Guerreiro’ reúne obras de Francisco Stockinger

Mostra em exposição no MASP traz 67 obras, entre desenhos, gravuras e esculturas do artista

Por Jonas Lopes
Atualizado em 5 dez 2016, 18h46 - Publicado em 28 Maio 2010, 23h26

Lembrado por peças de grande porte instaladas em espaços públicos, a exemplo da Praça da Sé, Francisco Stockinger (1919-2009) é tema de uma retrospectiva no Masp. ‘O Descanso do Guerreiro’ reúne 67 obras, entre esculturas, gravuras e desenhos, do artista nascido na Áustria e que veio para São Paulo aos 2 anos de idade. Na juventude Stockinger se mudou para o Rio de Janeiro e, por fim, para a capital gaúcha, onde morou até o fim da vida. A curadora Maria Alice Milliet afirma ter privilegiado o lado “solar e prazeroso” do escultor, concentrando-se na parte final de sua produção. “Nos ‘Guerreiros’, seus trabalhos mais conhecidos, encontramos uma textura agressiva, uma postura aguerrida em relação à vida; na velhice, ele baixou um pouco a guarda”, diz. Data de 2003 a série de bronzes ‘Magrinhas’, cujas figuras lembram as do suíço Alberto Giacometti (1901-1966), embora o artista negasse a influência.

Além de algumas esculturas antigas, Maria Alice incluiu na seleção xilogravuras do início da carreira de Stockinger, frutos da convivência com Oswaldo Goeldi e Marcello Grassmann, dois mestres da gravura. Bem relacionado, ele também foi aluno do modernista Bruno Giorgi e amigo de Iberê Camargo. Dessa amizade, aliás, vem uma boa história. No leito de morte, Iberê pediu que o chamassem e, ao vê-lo, desandou a falar. “Iberê parece ter dito coisas sérias, muito importantes”, comentou Stockinger mais tarde. É que, já surdo na época do encontro, ele não registrou sequer uma palavra dita pelo colega.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.