Continua após publicidade

Deputado Douglas Garcia entra com pedido de “autofalência” na Justiça

Parlamentar do Republicanos, partido do governador eleito Tarcísio, é alvo de mais de 80 ações e deve quase 1 milhão de reais

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
9 nov 2022, 13h29

O deputado estadual Douglas Bispo Garcia dos Santos, mais conhecido como Douglas Garcia, do Republicanos, pediu à Justiça que decrete a sua falência. Ele é alvo de cerca de 80 ações e já contraiu dívidas que beiram 1 milhão de reais.

+Paralisação de ônibus prejudica 1 milhão de pessoas em São Paulo

Quem primeiro noticiou o fato foi o jornalista Rogério Gentile, colunista do UOL. A Vejinha confirmou a existência do processo no TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo).

Entre outros motivos, as ações judiciais as quais Douglas Garcia responde são fruto de um dossiê que teria sido divulgado por ele e que expôs dados pessoais de cerca de mil pessoas, além de empréstimos bancários não honrados com o Bradesco e Banco do Brasil. Todas as pessoas relacionadas no dossiê se declararam contra o fascismo.

A defesa do parlamentar escreveu na petição do dia 5 de outubro que as decisões já proferidas são oriundas de “juízes mais ativistas, dispostos a sangrar o deputado conservador”, e que os despachos que resultaram nas condenações contêm os mais “variados e vergonhosos” argumentos para condená-lo.

+Grupo de combate ao crime organizado faz ofensiva contra PCC no interior

No dia 4 de novembro, a defesa do deputado estadual corrigiu o pedido, já que falência se refere apenas a empresários e empresas. Agora, o cadastro é de insolvência, quando alguém possui dívidas superiores aos seus bens. Além disso, o parlamentar queria que o processo corresse em segredo de Justiça, o que foi alterado. Ele também pediu a gratuidade judicial, o que também foi negado.

Dos cerca de 25 300 reais que ele recebe como deputado, ele recebe pouco menos de 10 000 reais devido a penhoras salariais que já possui. Os advogados alegaram na ação que ele não tem condições de se manter com o salário que recebe, e que poderá ser alvo de novas penhoras judiciais.

+Morre Gal Costa, uma das maiores vozes do Brasil, aos 77 anos

Resposta

O deputado estadual foi procurado pela Vejinha para comentar o assunto. O seu chefe de gabinete, Jorge Luiz Saldanha, um dos advogados que o representa, aconselhou usar as publicações das redes sociais de Garcia como resposta.

Continua após a publicidade

A única menção que o parlamentar faz ao assunto é de uma postagem desta terça-feira (8), em que ele nasceu pobre, ganhou centenas de processos por “tretas”. Confira abaixo.

Polêmica

Garcia entrou com o pedido dois dias após sua frustrada tentativa de se eleger deputado federal pelo seu partido, o mesmo do governador eleito Tarcísio de Freitas. O deputado estadual provocou constrangimento para Tarcísio, quando, num debate realizado no dia 13 de setembro, com a presença de Tarcísio, Garcia atacou verbalmente a jornalista Vera Magalhães. Garcia acabou sendo retirado do local. Em seguida o governador eleito ligou para a jornalista pedindo desculpas, ato raro em se tratando de um bolsonarista, segundo apontaram especialistas à Vejinha.

Após o episódio, Garcia foi alvo de diversos pedidos de cassação na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo).

Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.