Continua após publicidade

Dançarina de webcam processa site por uso indevido de imagem

Ela descobriu que sua foto só de calcinha estava sendo usada por página na internet

Por Veja São Paulo
Atualizado em 1 jun 2017, 16h50 - Publicado em 27 Maio 2015, 19h00

A modelo e dançarina Catia Carvalho, que tem 104 000 seguidores no Twitter e faz “shows adultos” via webcam, processou o site Lovecam por usar indevidamente sua imagem. A Justiça de São Paulo condenou a empresa por danos morais e determinou pagamento de indenização no valor de 8 000 reais para a jovem. 

+ Padre investigado por desviar dinheiro da PM é preso

De acordo com a sentença, publicada na terça (19), o Lovecam é concorrente do site pessoal da dançarina, o Catia Cam Star, e usava fotos dela sem autorização. Fãs e clientes de Catia ficaram confusos, achando que ela havia passado a fazer parte do elenco do Lovecam. A modelo alega ainda ter perdido trabalhos por causa disso.

Nenhuma das imagens usadas pelo site Lovecam mostra o rosto de Catia, mas foi possível reconhecê-la por causa de um registro em que aparece com roupas íntimas temáticas do Corinthians.

Continua após a publicidade

“A primeira (foto) mostra o abdômen da autora, que está usando sutiã preto e calcinha decorada com o escudo do Corinthians. (…) A vinculação da autora com a primeira foto, publicada originalmente em seu perfil no Twitter e no Tumblr, é inegável, até porque divulgada pela ré em contexto relacionado ao ramo de atividade da autora, que protagoniza shows online com exibição corporal. Ademais, a autora é torcedora do Sport Clube Corinthians Paulista, como revelam os tweets (…)”, escreveu a juíza Mariella Ferraz de Arruda Pollice Nogueira, do Juizado Especial Cível do Butantã. 

Catia Corinthians
Catia Corinthians ()

Na defesa, os advogados do site Lovecam disseram que “todas as imagens utilizadas em seu banner são públicas e foram obtidas no Google” e que “a foto em questão está disponível no perfil público da autora no Twitter e em outros sites”. 

Continua após a publicidade

Para a juíza, o fato de as imagens de Catia estarem expostas na internet não é justificativa para que o site as utilize sem permissão. “A autora é modelo renomada na área de shows online, possuindo site oficial para divulgação e transmissão de seus próprios shows. Possui, ainda, perfil no Twitter, com mais de 100 000 seguidores, sendo que a busca pelo seu nome no Google retorna quase 600 000 resultados, fatos que não deixam dúvida acerca de sua fama e notoriedade”. 

+ Confira as últimas notícias

Os 8 000 reais de indenização são relativos aos danos morais sofridos pela dançarina, uma vez que a divulgação indevida das imagens é capaz de produzir “sentimentos de constrangimento, abalo psicológico, intranquilidade, dissabor, suficientes a lesionar direitos subjetivos juridicamente protegidos”. Ainda cabe recurso por parte do site Lovecam. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.