Continua após publicidade

Histórias do ABC: curiosidades sobre a região

Reduto da indústria automobilística e do movimento sindical, a área também coleciona acontecimentos curiosos e até histórias mal-assombradas

Por Veja São Paulo
Atualizado em 1 jun 2017, 15h51 - Publicado em 11 nov 2016, 23h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Pioneira da fé

    Inaugurada em 1812 na então Vila de São Bernardo, a Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem foi aprimeira igreja do Grande ABC. E, durante mais de 100 anos, reinou solitária, congregando os católicos de praticamente toda a região. Em 1943, tornou-se a matriz da cidade sob o comando do padre Jeronimo Angeli.

    + A história do castelinho do amor

    Ponto de partida

    Localizado na Praça do IV Centenário, ao lado do Paço Municipal, o Marco Zero de Santo André foi erguido em 2011, no 458º aniversário da cidade. Ele é representado por uma escultura abstrata, produzida com aço pelo artista japonês Masumi Tsuchimoto. Serve como referência para definir a numeração das casas e medir a distância até outros municípios.

    Hollywood brasileira

    Continua após a publicidade
    Cena de O Cangaceiro, de 1953
    Cena de O Cangaceiro, de 1953 ()

    A Companhia Vera Cruz produziu alguns dos maiores clássicos do cinema nacional (veja exemplos abaixo). Fundada em 1949 em São Bernardo do Campo, ela teve seu auge nos anos 50.

    Caiçara(1950): retrata o conturbado relacionamento de um casal em uma aldeia de pescadores.

    Tico-tico no Fubá (1952): biografia romanceada do músico Zequinha de Abreu, com Anselmo Duarte e Tônia Carrero.

    Sai da Frente (1952): primeiro filme de Mazzaropi, é uma comédia sobre as confusões de um caminhoneiro.

    Continua após a publicidade

    + Sete razões para visitar o Salão do Automóvel

    Motor do país

    A primeira indústria de veículos a se instalar na região foi a General Motors, em 1930, em São Caetano do Sul — aberta até hoje, ela é a mais longeva do setor no Brasil. O ABC consolidaria sua vocação de principal centro automobilístico do país a partir dos anos 50, com a vinda da Mercedes-Benz, em 1956, e da Volkswagen, em 1959, ambas em São Bernardo do Campo. Em 1967, foi a vez da Ford de desembarcar por ali.

    Fantasmas do exterior 

    Réplica do relógio Big Ben, de Londres, na estação ferroviária da vila de Parana
    Réplica do relógio Big Ben, de Londres, na estação ferroviária da vila de Parana ()
    Continua após a publicidade

    Publicidade
    Publicidade

    Erguida no século XIX em Santo André como uma vila para os trabalhadores da companhia São Paulo Railway, especializada em transporte ferroviário, Paranapiacaba mantém até hoje traços que remetem à arquitetura inglesa. Conhecida por sua espessa neblina, a região também é famosa por provocar calafrios em moradores e visitantes. Segundo relatos, quem circula à noite pelas plataformas da antiga estação, inaugurada em 1874, costuma ouvir os gritos de funcionários que morreram durante sua construção. No ano passado, um grupo de arqueólogos da USP encontrou registros de ocupação indígena no local.

    Na telinha

    Miriam Mehler e Francisco Cuoco na novela _Redenção_, da TV Excelsior
    Miriam Mehler e Francisco Cuoco na novela _Redenção_, da TV Excelsior ()
    Continua após a publicidade

    Publicidade
    Publicidade

    São Bernardo também foi cenário para a novela mais longeva do Brasil. Produzida pela extinta TV Excelsior, Redenção foi exibida entre 1966 e 1968. A trama retrata a história de um jovem médico, interpretado por Francisco Cuoco, que desperta a paixão em três mulheres.

    República dos trabalhadores

    Assembleia dos metalurgicos do ABC, no Estádio de Vila Euclides
    Assembleia dos metalurgicos do ABC, no Estádio de Vila Euclides ()
    Continua após a publicidade

    Publicidade
    Publicidade

    Como consequência da profusão de fábricas, o ABC tornou-se o berço do movimento sindical. Os protestos começaram em 1978, com reivindicação por melhores salários. Em 1980, ocorreu a “greve dos 41 dias”, quando operários se reuniram no Estádio da Vila Euclides para ouvir o discurso do então líder dos metalúrgicos, Luiz Inácio Lula da Silva.

    O fim do frango 

    Frango com polenta restaurante
    Frango com polenta restaurante ()

    Publicidade
    Publicidade

    Pioneira da “rota do frango com polenta” — sucessão de restaurantes especializados no prato localizados na Avenida Maria Servidei Demarchi, em São Bernardo do Campo —, a matriz do tradicional São Judas Tadeu fechou as portas em janeiro deste ano. Inaugurada em 1949, a casa espalhava-se por uma área de16 000 metros quadrados e tinha capacidade para 4 000 clientes, o que a tornava a segunda maior do país. Até 2014, chegou a preparar mais de 1 tonelada da ave por semana. Hoje, a marca atua com franquias e serviço de delivery.

    + A vila operária do início do século XX escondida no Bom Retiro

    Lago artificial 

    Construída na década de 20 entre São Paulo e São Bernardo do Campo, a Represa Billings nasceu após a reversão do curso do Rio Pinheiros, que até então fluía para o norte, em direção ao Tietê. Confira abaixo alguns números a seu respeito:

    – 1,2 bilhão de metros cúbicos de água

    – 700 metros de queda livre da Serra do Mar

    – 800 toneladas de esgoto despejadas por dia

    Império

    No início do século XX, as Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo instalaram um braço de sua gigante operação no bairro da Fundação, em São Caetano do Sul, para a fabricação de produtos químicos. Nos anos seguintes, o negócio trouxe desenvolvimento e tornou-se referência para a região. Coma concorrência de empresas estrangeiras, a planta foi fechada na década de 80. Os galpões foram demolidos e constatou-se que o terreno estava contaminado.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.