CPTM lança linha express para Cumbica a partir da Estação da Luz

Serão dez percursos por dia, cinco em cada sentido, a um custo de 8 reais por pessoa

Inaugurada em março, a Linha 13-Jade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que liga a Estação Engenheiro Goulart, na região da Penha, ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, sofreu desde o início com a baixa adesão. Além de precisar realizar uma baldeação, o passageiro que sai do Brás pelo ramal 12-Safira encontra um sistema saturado há anos. Pensando no (des)conforto dos viajantes, o governo do estado lança nesta terça (16) um sistema por trilhos com ligação direta entre a Luz e Guarulhos, o Airport Express. Serão dez percursos por dia, cinco em cada sentido, a um custo de 8 reais por pessoa (confira os horários de embarque abaixo).

A passagem não dará direito à integração com outros modais e o bilhete único convencional não poderá ser utilizado. O tempo médio da viagem será de 35 minutos. “A ideia é conversar com as companhias aéreas e disponibilizar totens para que os usuários realizem o check-in na própria estação de trem, antes de chegarem ao aeroporto”, afirma o secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni. A medida é a segunda tentativa da CPTM de oferecer alternativas a quem quer ir aos terminais aéreos pelos trens paulistas sem a necessidade de baldeação. Em 3 de outubro, foi inaugurado o Connect, com seis viagens por dia entre o Brás e a Estação Aeroporto-Guarulhos e tempo estimado em 31 minutos.

Há duas importantes diferenças entre os dois serviços: o preço (o Connect custa 4 reais e pode ser acessado por meio de integração) e o fato de o Airport Express não parar em outras estações. No caso da “concorrente”, há três escalas (Tatuapé, Engenheiro Goulart e Guarulhos-Cecap). Nos últimos dias 5 (sexta-feira), pela manhã, e 8 (segunda-feira), à noite, VEJA SÃO PAULO embarcou no serviço do Brás e encontrou mais passageiros que fugiam da lotação da Linha 12 que viajantes para Cumbica. Quando as portas se fecharam, não havia mais lugares vagos e parte dos ocupantes sentou-se no chão.

Passageiros do Connect: sem bancos, muitos se sentam no chão

Passageiros do Connect: sem bancos, muitos se sentam no chão (Sergio Quintella/Veja SP)

“Prefiro ficar uma hora esperando e ir acomodada a ficar em pé e ser esmagada por uma ‘manada’ a cada estação”, afirma a empregada doméstica Marlene Maria, 68 anos, moradora de Guarulhos, que chegou à Estação Brás às 17 horas (uma hora e cinco minutos antes do horário de embarque).

O surgimento de uma composição “intrusa” que utiliza o mesmo trilho da Linha 12 tem causado confusão nas paradas programadas. No Tatuapé, importante ramal de interligação com o metrô, usuários que desconhecem o novo sistema embarcaram para Cumbica quando, na verdade, estavam à espera do trem para Calmon Viana, em Poá, na Grande São Paulo.

Um aviso sonoro revela que o veículo seguirá para um destino diferente do habitual, mas na última segunda à noite o som ambiente estava mais elevado que o do alto-falante da estação. “Achei estranho estar muito vazio e perguntei a um passageiro para onde estávamos indo”, afirma a vendedora Mariana de Almeida, que quase ficou presa na porta ao tentar sair depressa. “Deveria haver outro tipo de alerta.”A CPTM estuda alterar a cor dos trens para Cumbica para que a confusão seja sanada.

No fim da linha, em Cumbica, cerca de trinta pessoas portando malas se dirigiam, no último dia 8, ao ponto de ônibus da empresa GRU Airport, concessionária que opera o terminal e que disponibiliza transporte gratuito para os terminais 1, 2 e 3. O trajeto até o último setor, que fica a 2,5 quilômetros da parada dos trens, demora cerca de quinze minutos. O plano inicial da CPTM era levar a Estação Aeroporto-Guarulhos até próximo ao Terminal 1, cerca de 450 metros adiante de onde está hoje, porém o terreno pertence à União e não poderia entrar no projeto sem o aval da concessionária (regrinha da atabalhoada concessão dos aeroportos, feita às pressas em 2012, pré-Copa do Mundo). A empresa queria erguer ali um centro comercial.

Outra opção seria a instalação de um monotrilho, mas, como as obras da CPTM atrasaram quatro anos (a conclusão estava prevista para 2014), a crise econômica inviabilizou a empreitada. Essa construção seria custeada pela GRU Airport, mesmo sem obrigação contratual.

Uma terceira iniciativa pode sair do papel. Com capacidade de transportar 3 000 passageiros por hora, um aerotrem paulistano, com direito a monotrilho elevado e tudo, a um custo (sub)estimado em 150 milhões de reais. A ideia do governador Márcio França (PSB) é arcar com a obra utilizando recursos do Tesouro estadual e costurar um acordo com o governo federal. “Várias empresas nos procuraram, mas é claro que isso ficará para a próxima gestão”, afirma Pelissioni.

Estação da Linha 5-Lilás: promessa de interligação

Estação da Linha 5-Lilás: promessa de interligação (Luis Simione/Veja SP)

Para completar as novidades sobre trilhos, a partir de sábado (13), o Metrô também pretende pôr em operação total as novas estações da Linha 5-Lilás (Santa Cruz, Chácara Klabin e Hospital São Paulo), inauguradas em setembro em horário reduzido para testes. Quando estiverem funcionando das 4h40 à 0h, as paradas vão interligar os trens aos ramais 1-Azul (Jabaquara- Tucuruvi) e 2-Verde (Vila Prudente-Vila Madalena). Outra promessa, para o próximo mês, é a abertura da Estação São Paulo-Morumbi, da Linha 4-Amarela, que deveria ter ficado pronta em 2014, para a Copa do Mundo. O local vai contar com um terminal de ônibus. A conclusão desse ramal, na Vila Sônia, terá de esperar até 2020.

OLHA O TREM

Horários dos dois serviços oferecidos pela CPTM

CONNECT BRÁS-AEROPORTO

Dias úteis: 6h25, 7h05, 7h45, 18h05, 18h45 e 19h25

Sábados: 6h25, 7h05 e 7h45

AEROPORTO-BRÁS

Dias úteis: 6h20, 7h, 7h40, 18h, 18h40 e 19h20

Sábados: 6h20, 7h e 7h40

AIRPORT EXPRESS LUZ-AEROPORTO

Dias úteis: 10h, 12h, 14h, 16h e 22h

AEROPORTO-LUZ

Dias úteis: 9h, 11h, 13h, 15h e 21h

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s