Continua após publicidade

CPTM lança linha express para Cumbica a partir da Estação da Luz

Serão dez percursos por dia, cinco em cada sentido, a um custo de 8 reais por pessoa

Por Sérgio Quintella Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 12 out 2018, 06h00 - Publicado em 12 out 2018, 06h00
Trem da Luz para Cumbica: sem escalas, ao custo de 8 reais (Marcelo Justo/Veja SP)
Continua após publicidade

Inaugurada em março, a Linha 13-Jade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que liga a Estação Engenheiro Goulart, na região da Penha, ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, sofreu desde o início com a baixa adesão. Além de precisar realizar uma baldeação, o passageiro que sai do Brás pelo ramal 12-Safira encontra um sistema saturado há anos. Pensando no (des)conforto dos viajantes, o governo do estado lança nesta terça (16) um sistema por trilhos com ligação direta entre a Luz e Guarulhos, o Airport Express. Serão dez percursos por dia, cinco em cada sentido, a um custo de 8 reais por pessoa (confira os horários de embarque abaixo).

A passagem não dará direito à integração com outros modais e o bilhete único convencional não poderá ser utilizado. O tempo médio da viagem será de 35 minutos. “A ideia é conversar com as companhias aéreas e disponibilizar totens para que os usuários realizem o check-in na própria estação de trem, antes de chegarem ao aeroporto”, afirma o secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni. A medida é a segunda tentativa da CPTM de oferecer alternativas a quem quer ir aos terminais aéreos pelos trens paulistas sem a necessidade de baldeação. Em 3 de outubro, foi inaugurado o Connect, com seis viagens por dia entre o Brás e a Estação Aeroporto-Guarulhos e tempo estimado em 31 minutos.

Há duas importantes diferenças entre os dois serviços: o preço (o Connect custa 4 reais e pode ser acessado por meio de integração) e o fato de o Airport Express não parar em outras estações. No caso da “concorrente”, há três escalas (Tatuapé, Engenheiro Goulart e Guarulhos-Cecap). Nos últimos dias 5 (sexta-feira), pela manhã, e 8 (segunda-feira), à noite, VEJA SÃO PAULO embarcou no serviço do Brás e encontrou mais passageiros que fugiam da lotação da Linha 12 que viajantes para Cumbica. Quando as portas se fecharam, não havia mais lugares vagos e parte dos ocupantes sentou-se no chão.

CTPM
Passageiros do Connect: sem bancos, muitos se sentam no chão (Sergio Quintella/Veja SP)

“Prefiro ficar uma hora esperando e ir acomodada a ficar em pé e ser esmagada por uma ‘manada’ a cada estação”, afirma a empregada doméstica Marlene Maria, 68 anos, moradora de Guarulhos, que chegou à Estação Brás às 17 horas (uma hora e cinco minutos antes do horário de embarque).

O surgimento de uma composição “intrusa” que utiliza o mesmo trilho da Linha 12 tem causado confusão nas paradas programadas. No Tatuapé, importante ramal de interligação com o metrô, usuários que desconhecem o novo sistema embarcaram para Cumbica quando, na verdade, estavam à espera do trem para Calmon Viana, em Poá, na Grande São Paulo.

Continua após a publicidade

Um aviso sonoro revela que o veículo seguirá para um destino diferente do habitual, mas na última segunda à noite o som ambiente estava mais elevado que o do alto-falante da estação. “Achei estranho estar muito vazio e perguntei a um passageiro para onde estávamos indo”, afirma a vendedora Mariana de Almeida, que quase ficou presa na porta ao tentar sair depressa. “Deveria haver outro tipo de alerta.”A CPTM estuda alterar a cor dos trens para Cumbica para que a confusão seja sanada.

No fim da linha, em Cumbica, cerca de trinta pessoas portando malas se dirigiam, no último dia 8, ao ponto de ônibus da empresa GRU Airport, concessionária que opera o terminal e que disponibiliza transporte gratuito para os terminais 1, 2 e 3. O trajeto até o último setor, que fica a 2,5 quilômetros da parada dos trens, demora cerca de quinze minutos. O plano inicial da CPTM era levar a Estação Aeroporto-Guarulhos até próximo ao Terminal 1, cerca de 450 metros adiante de onde está hoje, porém o terreno pertence à União e não poderia entrar no projeto sem o aval da concessionária (regrinha da atabalhoada concessão dos aeroportos, feita às pressas em 2012, pré-Copa do Mundo). A empresa queria erguer ali um centro comercial.

Outra opção seria a instalação de um monotrilho, mas, como as obras da CPTM atrasaram quatro anos (a conclusão estava prevista para 2014), a crise econômica inviabilizou a empreitada. Essa construção seria custeada pela GRU Airport, mesmo sem obrigação contratual.

Uma terceira iniciativa pode sair do papel. Com capacidade de transportar 3 000 passageiros por hora, um aerotrem paulistano, com direito a monotrilho elevado e tudo, a um custo (sub)estimado em 150 milhões de reais. A ideia do governador Márcio França (PSB) é arcar com a obra utilizando recursos do Tesouro estadual e costurar um acordo com o governo federal. “Várias empresas nos procuraram, mas é claro que isso ficará para a próxima gestão”, afirma Pelissioni.

Continua após a publicidade
Via Mobilidade_ Hospital São Paulo_Klabin_Santa Cruz_ 0001_Foto Luís Simione (1).jpg
Estação da Linha 5-Lilás: promessa de interligação (Luis Simione/Veja SP)

Para completar as novidades sobre trilhos, a partir de sábado (13), o Metrô também pretende pôr em operação total as novas estações da Linha 5-Lilás (Santa Cruz, Chácara Klabin e Hospital São Paulo), inauguradas em setembro em horário reduzido para testes. Quando estiverem funcionando das 4h40 à 0h, as paradas vão interligar os trens aos ramais 1-Azul (Jabaquara- Tucuruvi) e 2-Verde (Vila Prudente-Vila Madalena). Outra promessa, para o próximo mês, é a abertura da Estação São Paulo-Morumbi, da Linha 4-Amarela, que deveria ter ficado pronta em 2014, para a Copa do Mundo. O local vai contar com um terminal de ônibus. A conclusão desse ramal, na Vila Sônia, terá de esperar até 2020.

OLHA O TREM

Continua após a publicidade

Horários dos dois serviços oferecidos pela CPTM

CONNECT BRÁS-AEROPORTO

Dias úteis: 6h25, 7h05, 7h45, 18h05, 18h45 e 19h25

Sábados: 6h25, 7h05 e 7h45

AEROPORTO-BRÁS

Dias úteis: 6h20, 7h, 7h40, 18h, 18h40 e 19h20

Continua após a publicidade

Sábados: 6h20, 7h e 7h40

AIRPORT EXPRESS LUZ-AEROPORTO

Dias úteis: 10h, 12h, 14h, 16h e 22h

AEROPORTO-LUZ

Dias úteis: 9h, 11h, 13h, 15h e 21h

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.