Continua após publicidade

Cidade zen: conheça as principais atrações de Cotia

Cercado por área rural, o município da região metropolitana fica a aproximadamente 40 quilômetros da capital

Por Thaís Oliveira Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 14 fev 2020, 16h04 - Publicado em 20 abr 2018, 06h00
Basílica Nossa Senhora do Rosário de Fátima: atração turística (Click da Foto/Veja SP)
Continua após publicidade

Castelo de Cristo

Uma das atrações mais visitadas da cidade, de 230 000 habitantes, é a Basílica Nossa Senhora do Rosário de Fátima, incrustada na divisa com Embu das Artes. Erguida a partir de 2011, foi inaugurada três anos depois pelos Arautos do Evangelho, associação religiosa paulista reconhecida pela Igreja Católica no início dos anos 2000. A construção em insólito neogótico chama atenção pelo interior coloridíssimo e repleto de referências medievais. Fica ao lado de um prédio igualmente suntuoso, onde funciona um seminário para adolescentes. Há ainda outra igreja e uma instituição de ensino da ordem em Mairiporã. Rua dos Agrimensores, 183, Chácara Ondas Verdes, ☎ 4703-4099. Missas: sábado, 17h; dom., 8h, 10h, 17h e 19h.

200 brasileiros e estrangeiros vivem na sede do Colégio Internacional Arautos do Evangelho

19 sinos da marca francesa Fonderie Paccard, os primeiros no Brasil, foram instalados por lá em 2015

40 000 metros quadrados é o tamanho do terreno em Cotia, equivalente a cinco campos de futebol

78 é o número de países onde a entidade paulista possui membros e sacerdotes

Continua após a publicidade

Plantio lucrativo

Fundada em 1927, a Cooperativa Agrícola de Cotia (CAC) é até hoje considerada uma das iniciativas mais prósperas da comunidade japonesa no Brasil. A ideia veio dos lavradores recém-saídos do sistema de colonato e desiludidos com a demora em ganhar dinheiro com o café. Os cerca de oitenta fundadores produziam principalmente batata para abastecer a capital — muitos iam à região do Largo da Batata, que ganhou esse nome justamente pela concentração de vendedores do tubérculo.

Imigração Japonesa
Cooperativa Agrícola de Cotia (CAC): negócios da imigração japonesa (Arquivo/AE/Veja SP)

A expansão não parou por ali. Em poucas décadas, a cooperativa diversificou a produção e abriu filiais em Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro. Nos anos 80, a CAC tinha 15 000 associados espalhados por catorze estados brasileiros e faturamento anual de 760 milhões de dólares. Desandou e, por dívidas, a iniciativa chegou ao fim em 1994. Quatro anos depois, seus arquivos foram doados ao Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, na Liberdade.

Em busca de um paraíso selvagem

Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos
Silvia e Marcos Pompeu, fundadores do Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos (Mario Rodrigues/Veja SP)
Continua após a publicidade

O casal Silvia e Marcos Pompeu fundou, em 1991, o Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos, que acolhe animais vítimas de maus-tratos e abandonados por circos e zoológicos desativados. A instituição funciona em uma área de 34 000 metros quadrados em Cotia. Com o tempo, o crescimento da cidade passou a tirar o sossego dos bichos e os ativistas deram início a uma ambiciosa campanha para uma nova sede cinco vezes maior, em Joanópolis. Conseguiram na internet 1 milhão de reais. O terreno foi arrematado há três anos e animais menores foram levados para lá. Ainda faltam recursos, porém, para finalizar os abrigos e transferir os grandes felinos que vivem no antigo espaço.

Um fim de semana no Tibete

Menor e menos movimentado que o vizinho Zu Lai, também ponto de parada obrigatória na área, o Templo Odsal Ling costuma receber budistas experientes. Nos fins de semana, entretanto, abre para visitantes e iniciantes que queiram aprender mais sobre o vajraiana, uma das vertentes da filosofia nascidas no Tibete. A arquitetura remete aos templos tradicionais daquela região chinesa. A construção começou em 2004 e durou quatro anos.

Chagdud Gonpa Odsal Ling
Interior do Templo Odsal Ling (Renato Parada/Veja SP)

Logo na entrada, chama atenção a figura dourada de um enorme Buda deitado. São três pavimentos: o primeiro é repleto de mandalas coloridas, estátuas e arabescos feitos a mão por voluntários. No 2º andar (foto) fica uma sala de meditação onde acontecem as cerimônias. O último piso é reservado aos retiros e práticas mais intimistas. Aos domingos, os monges preparam um almoço. Para aproveitá- lo, é preciso fazer reservas com antecedência. Rua dos Agrimensores, 1461, Cotia, ☎ 4703-4099. Sáb. e dom., 10h às 16h.

Continua após a publicidade

Hollywood cotiana

Na década de 70, Cotia foi pano de fundo para filmes picantes da pornochanchada, como A Virgem (1973) e Amante Muito Louca (1973). O viés cinematográfico da cidade, entretanto, ainda pulsa. Desde 1991 a produtora de cinema e vídeo O2 tem três estúdios que totalizam 1 550 metros quadrados no pedaço. Veja algumas produções recentes gravadas por lá:

Treze Dias Longe do Sol (2017) Minissérie da Globo, com Carolina Dieckmann e Selton Mello

Treze Dias Longe do Sol
Treze Dias Longe do Sol: série foi gravada em Cotia (GShow/Veja SP)

Lili, a Ex (2014 e 2016) Série do GNT

Continua após a publicidade

Malasartes e o Duelo da Morte (2017) Filme com mais efeitos especiais do cinema nacional

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.