Cidade zen: conheça as principais atrações de Cotia

Cercado por área rural, o município da região metropolitana fica a aproximadamente 40 quilômetros da capital

Castelo de Cristo

Uma das atrações mais visitadas da cidade, de 230 000 habitantes, é a Basílica Nossa Senhora do Rosário de Fátima, incrustada na divisa com Embu das Artes. Erguida a partir de 2011, foi inaugurada três anos depois pelos Arautos do Evangelho, associação religiosa paulista reconhecida pela Igreja Católica no início dos anos 2000. A construção em insólito neogótico chama atenção pelo interior coloridíssimo e repleto de referências medievais. Fica ao lado de um prédio igualmente suntuoso, onde funciona um seminário para adolescentes. Há ainda outra igreja e uma instituição de ensino da ordem em Mairiporã. Rua dos Agrimensores, 183, Chácara Ondas Verdes, ☎ 4703-4099. Missas: sábado, 17h; dom., 8h, 10h, 17h e 19h.

200 brasileiros e estrangeiros vivem na sede do Colégio Internacional Arautos do Evangelho

19 sinos da marca francesa Fonderie Paccard, os primeiros no Brasil, foram instalados por lá em 2015

40 000 metros quadrados é o tamanho do terreno em Cotia, equivalente a cinco campos de futebol

78 é o número de países onde a entidade paulista possui membros e sacerdotes

Plantio lucrativo

Fundada em 1927, a Cooperativa Agrícola de Cotia (CAC) é até hoje considerada uma das iniciativas mais prósperas da comunidade japonesa no Brasil. A ideia veio dos lavradores recém-saídos do sistema de colonato e desiludidos com a demora em ganhar dinheiro com o café. Os cerca de oitenta fundadores produziam principalmente batata para abastecer a capital — muitos iam à região do Largo da Batata, que ganhou esse nome justamente pela concentração de vendedores do tubérculo.

Cooperativa Agrícola de Cotia (CAC): negócios da imigração japonesa

Cooperativa Agrícola de Cotia (CAC): negócios da imigração japonesa (Arquivo/AE/Veja SP)

A expansão não parou por ali. Em poucas décadas, a cooperativa diversificou a produção e abriu filiais em Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro. Nos anos 80, a CAC tinha 15 000 associados espalhados por catorze estados brasileiros e faturamento anual de 760 milhões de dólares. Desandou e, por dívidas, a iniciativa chegou ao fim em 1994. Quatro anos depois, seus arquivos foram doados ao Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, na Liberdade.

Em busca de um paraíso selvagem

Silvia e Marcos Pompeu, fundadores do Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos

Silvia e Marcos Pompeu, fundadores do Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos (Mario Rodrigues/Veja SP)

O casal Silvia e Marcos Pompeu fundou, em 1991, o Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos, que acolhe animais vítimas de maus-tratos e abandonados por circos e zoológicos desativados. A instituição funciona em uma área de 34 000 metros quadrados em Cotia. Com o tempo, o crescimento da cidade passou a tirar o sossego dos bichos e os ativistas deram início a uma ambiciosa campanha para uma nova sede cinco vezes maior, em Joanópolis. Conseguiram na internet 1 milhão de reais. O terreno foi arrematado há três anos e animais menores foram levados para lá. Ainda faltam recursos, porém, para finalizar os abrigos e transferir os grandes felinos que vivem no antigo espaço.

Um fim de semana no Tibete

Menor e menos movimentado que o vizinho Zu Lai, também ponto de parada obrigatória na área, o Templo Odsal Ling costuma receber budistas experientes. Nos fins de semana, entretanto, abre para visitantes e iniciantes que queiram aprender mais sobre o vajraiana, uma das vertentes da filosofia nascidas no Tibete. A arquitetura remete aos templos tradicionais daquela região chinesa. A construção começou em 2004 e durou quatro anos.

Interior do Templo Odsal Ling

Interior do Templo Odsal Ling (Renato Parada/Veja SP)

Logo na entrada, chama atenção a figura dourada de um enorme Buda deitado. São três pavimentos: o primeiro é repleto de mandalas coloridas, estátuas e arabescos feitos a mão por voluntários. No 2º andar (foto) fica uma sala de meditação onde acontecem as cerimônias. O último piso é reservado aos retiros e práticas mais intimistas. Aos domingos, os monges preparam um almoço. Para aproveitá- lo, é preciso fazer reservas com antecedência. Rua dos Agrimensores, 1461, Cotia, ☎ 4703-4099. Sáb. e dom., 10h às 16h.

Hollywood cotiana

Na década de 70, Cotia foi pano de fundo para filmes picantes da pornochanchada, como A Virgem (1973) e Amante Muito Louca (1973). O viés cinematográfico da cidade, entretanto, ainda pulsa. Desde 1991 a produtora de cinema e vídeo O2 tem três estúdios que totalizam 1 550 metros quadrados no pedaço. Veja algumas produções recentes gravadas por lá:

Treze Dias Longe do Sol (2017) Minissérie da Globo, com Carolina Dieckmann e Selton Mello

Treze Dias Longe do Sol: série foi gravada em Cotia

Treze Dias Longe do Sol: série foi gravada em Cotia (GShow/Veja SP)

Lili, a Ex (2014 e 2016) Série do GNT

Malasartes e o Duelo da Morte (2017) Filme com mais efeitos especiais do cinema nacional

Veja também
Newsletter Conteúdo exclusivo para você
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s