Continua após publicidade

Conpresp vai pedir embargo de reforma no Copan

Segundo o órgão, a administração do prédio não ainda tinha autorização para dar início a restauração da fachada

Por Veja São Paulo
Atualizado em 5 dez 2016, 11h54 - Publicado em 5 nov 2015, 09h50

A obra de restauração da fachada do edifício Copan, na região central de São Paulo, poderá ser embargada. A administração do prédio não tinha autorização para começar a reforma, segundo o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).

+ Menino morre ao ser picado por escorpião, e pais tomam veneno

Segundo o representante do Conpresp Marco Antonio Winther, em 2011, foi autorizada a instalação de uma tela azul sobre o prédio – medida de segurança, devido a queda das pastilhas sobre a calçada. Assim como a retirada de pastilhas que estavam soltas, com a orientação que essas fossem guardadas. “Também foi solicitado que eles entregassem um projeto de restauro com um levantamento da situação da fachada para avaliação”, disse. “Não houve resposta, até que eles iniciaram a obra com remoção total das pastilhas.” 

+ Confira as últimas notícias

Continua após a publicidade

O órgão encaminhará o pedido de embargo à subprefeitura da Sé e abrirá um processo de multa. O valor não foi decido porque ainda será avaliado o tamanho do dano. Caso exista uma multa, os proprietários deverão arcar as despesas. “Não é um procedimento fácil”, disse Winther. A VEJA SÃO PAULO um funcionário do prédio informou que a administração ainda não foi notificada pelo embargo e a obra continua.

restauração da fachada do edifício projetado por Oscar Niemeyer (1907-2012) foi iniciada em outubro e orçada em 23 milhões de reais. Na época, o condomínio tinha 13 milhões de reais destinados para a obra e esperava conseguir o resto por meio de parcerias com empresas privadas.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.