Conheça 5 aplicativos que prometem melhorar a saúde do sono

Aliados ou vilões? Ouvimos especialistas da área para descobrir

Como está a saúde do seu sono?  Qual é o melhor momento para acordar descansado? Como hábitos aparentemente inofensivos dificultam uma noite tranquila? Embora dispositivos como tablets e smartphones sejam pintados como os grandes vilões do sono, cada vez mais aplicativos disponíveis neles prometem substituir a contagem dos carneirinhos. Ouvimos especialistas da área para desvendar a eficácia de cinco deles.

O Sleep Genius, criado a partir de uma pesquisa da NASA para ajudar os astronautas a dormir, é o mais inovador entre as opções disponíveis. Os recursos do programa de relaxamento incluem sons que diminuem a frequência cardíaca e a respiração do usuário, além da promessa de sincronizar a atividade cerebral para induzir o sono e reduzir estresse e ansiedade.

Aplicativo Sleep Genius (Divulgação) Aplicativo Sleep Genius (Divulgação)

Aplicativo Sleep Genius (Divulgação) (/)

A técnica de usar melodias é uma recomendação frequente no consultório da neuropsicóloga Deborah Moss, especialista em desenvolvimento infantil e consultora do sono. Elas servem como gatilho para noites de descanso restauradoras, abafando sons externos que podem causar estresse para dormir.

O Dr. Franco Martins, da Clínica HSono, reforça a mesma ideia. “Ouvir música calma, chamada música sedativa, diminui a adrenalina e libera ocitocina, nos deixando mais relaxados e esvaziando a mente de pensamentos intrusivos, melhorando a qualidade do sono”. A única recomendação do médico é tomar cuidado com a dependência desses sons ou outros estímulos para dormir.

Outro aplicativo que oferece uma biblioteca de músicas relaxantes é o Sleep Pillow. São mais de setenta sons ambientes capazes de induzir o sono como chuva, brisa leve, ondas, canto dos pássaros e mais. Funciona tanto para relaxar em dias de estresse como para garantir o descanso no final do dia.

Já o Sleep Cycle e o Sleep Better podem servir como “alarmes inteligentes” com o monitoramento da fase do sono ou até a programação do despertador de acordo com as atividades do dia (consumo de cafeína, álcool, exercícios físicos e níveis de estresse). Com eles, é possível detectar como tarefas do dia estão interferindo no descanso à noite. “Para mudança de hábitos, os aplicativos podem ser aliados”, diz Deborah. Nada melhor, no entanto, do que ter uma rotina previsível que culmine na cama “como se você estivesse preparando o corpo para o dia acabar”.

Aplicativo Sleep Better (Divulgação) Aplicativo Sleep Better (Divulgação)

Aplicativo Sleep Better (Divulgação) (/)

O mais inusitado de todos os aplicativos, sem dúvidas, é o Universal – Yoga For Insomnia. Com uma professora virtual, o usuário aprende posições tradicionais do hatha yoga. A prática de exercícios somada a técnicas de meditação combatem o estresse, relaxando e preparando o corpo para uma boa noite de sono. “Recomendo para acalmar e desligar a mente”, diz a clínica-geral e geriatra Flávia Barros de Azevedo.

Apesar de ótimos apoios, os apps não são milagrosos e nem capazes de curar insônia. “Estudos recentes mostraram discordância importante quando comparados com polissonografia, o exame ideal para avaliar o sono. Na presença de um transtorno real, eles não são uma ferramenta diagnóstica e não substituem avaliação do especialista do sono”, alerta Martins. “Nada substitui o bom senso. E um médico”, afirma Deborah.

Aplicativos  Preço Resumo Diagnóstico
Sleep Genius iPhone (4,99 dólares)  e Android (16,99 reais) Sons relaxantes e sincronização de atividade cerebral para induzir o sono e reduzir estresse e ansiedade. Programação de cochilos. Sons relaxantes podem funcionar como incentivo para desligar a mente e descansar; é o único app com comprovação científica
Sleep Cycle iPhone (gratuito)  e Android (R$ 3,99) Acompanha as fases do sono e ajudar a despertar o usuário durante o sono leve. Biblioteca de melodias, estatísticas e gráficos de desempenho e um espaço para fazer anotações sobre a qualidade do sono, pesadelos e o humor ao acordar. Recomendado para fazer um diagnóstico
Sleep Pillow iPhone (2,99 dólares) e Android (gratuito) Setenta sons ambiente capazes de induzir o sono. Temporizador de doze horas, alarme e lista de melodias favoritas. Melodias para relaxar e abafar sons exteriores
Sleep Better iPhone e Android (gratuito) Programa alarmes de acordo com as atividades do dia. Alarme Inteligente: um despertador que dispara sons suaves no momento ideal para acordar. Acompanha a qualidade do sono com gráficos e relatórios de desempenho. Serve para entender o que pode estar causando problemas de insônia
Universal – Yoga For Insomnia iPhone (2,99 dólares), Android (7,54 reais) e Mac (4,99 dólares) Rotina de exercícios somada a técnicas de meditação. É possível escolher entre sessões para iniciantes e avançados. Pode ser uma ótima referência de mudança de hábitos

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s