Avatar do usuário logado
Usuário

A comédia “Arte” diverte enquanto discute os limites da tolerância

Da mesma autora de "Deus da Carnificina" peça apresenta embate entre amigos

Por Adriano Conter 25 ago 2012, 00h31 | Atualizado em 18 ago 2025, 10h35

Tema central da comédia “Arte”, o limite da tolerância é abordado por meio de piadas nada explícitas, capazes de criar um clima tenso e arrancar um riso nervoso da plateia. Escrita em 1994, a peça da francesa Yasmina Reza — já montada no Brasil em 1998 e em 2006, nesta ocasião dirigida por Alexandre Heinecke — conta a história de Sérgio (papel de Cláudio Gabriel). Médico refinado e pedante, ele compra um quadro branco com linhas brancas por 200.000 reais. Seu amigo Marcos (o ator Marcelo Flores) não se conforma com a atitude e busca o apoio de Ivan (o ótimo Vladimir Brichta) para criticá-lo.

O embate levantado pelas opiniões tão distintas dá o tom cômico à montagem, mas também provoca certo desconforto quando fica cada vez menos provável que o trio deixe as diferenças de lado. Tudo se torna ainda mais interessante nos momentos em que a iluminação de Tomás Ribas enfoca apenas o rosto deles e traz à tona os pensamentos dos personagens.

+ As melhores peças em cartaz na cidade

À frente de duas peças da autora no passado, “O Homem Inesperado” (2007) e “Deus da Carnificina” (2010), o diretor Emilio de Mello opta por valorizar as atuações, enquanto outros elementos permanecem mínimos: os próprios atores remontam os cenários compostos apenas de cadeiras e poucos móveis e executam a trilha sonora ao violão. Destaca-se o trabalho de Brichta, sobretudo na cena na qual narra aos amigos uma briga entre ele, a mãe e a noiva, interpretando cada um dos papéis.

Avaliação ✪✪✪

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

Revista em Casa + Digital Completo
Impressa + Digital
Revista em Casa + Digital Completo

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 39,99/mês