Avatar do usuário logado
Usuário

Cidade do interior desfaz presépio com animais vivos

"É necessário reconhecer nossos erros", disse o prefeito de Torrinha, cidade a 263 quilômetros da capital

Por Estadão Conteúdo
13 dez 2017, 09h54 • Atualizado em 5 set 2025, 18h50
luisa mel
 (Reprodução / Facebook/Veja SP)
Continua após publicidade
  • Após a polêmica envolvendo o uso de animais vivos em um presépio ao ar livre, montado em frente à Igreja Matriz de Torrinha, no interior de São Paulo, a prefeitura anunciou o fim da exposição. Nesta terça-feira (12), o prefeito Ronaldo Gasparelo (PV) resolveu se desculpar pelo ocorrido. “É necessário reconhecer nossos erros”, alegou.

    O presépio foi montado no último fim de semana com vaca, bezerro ovelhas e jumento. A intenção era expor os animais todos os sábados e domingos até o Natal. Mas com as reclamações de moradores a ideia foi encerrada com apenas dois dias de exibição.

    Segundo denúncias, os animais ficaram expostos ao sol no sábado (9) e foram vítimas de maus-tratos. A prefeitura nega que isso tenha ocorrido e afirma que o projeto teve o aval de veterinários.

    O prefeito, porém, reconheceu que o uso dos animais foi um erro, “pois animal não deve ser considerado enfeite”. Ele afirmou ainda entender “a sensibilização de todos” e disse agora considerar “inconcebível” a presença deles no sol, “seja qual for a circunstância”.

    Segundo Gasparelo, os animais foram bem tratados e, no domingo (10), foram retirados do local.

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês