Clique e assine por apenas 6,90/mês

Quer tirar a cidadania italiana? Palestras apresentam todos os detalhes

O Circolo Italiano, no centro, recebe especialistas que esclarecem dúvidas sobre o tema neste sábado (24). Saiba como se inscrever

Por Gabriela Del'Moro - Atualizado em 22 ago 2019, 19h25 - Publicado em 22 ago 2019, 19h24

O Brasil tem a maior colônia de italianos fora da Itália. Segundo dados da embaixada do país europeu, existem por volta de 30 milhões de descendentes vivendo em território nacional, grande parte no estado de São Paulo. Não à toa, cerca de 260 mil brasileiros estão na fila de espera para conseguir o reconhecimento como cidadãos italianos.

Mas obter a documentação não é tarefa simples. Longas esperas, altos custos e até falcatruas de pessoas que dizem querer ajudar estão na lista de obstáculos dos aspirantes. Uma tarde de palestras neste sábado (24), no Circolo Italiano, realiza encontros para quem quer esclarecer dúvidas sobre o processo.

O evento é promovido pela empresa siciliana Rosso Passaporto, que funciona como despachante e consultoria de imigração e turismo. Vão ministrar as palestras Janaina Tarversim, fundadora da companhia, e Daniel Taddone, genealogista ou especialista em árvore familiar.

Daniel e Janaina: os palestrantes dos encontros Divulgação/Divulgação

Durante as conversas, serão explicadas as possíveis formas de solicitação da documentação: via consulado, por meio judicial, por casamento ou por residência na Itália. Eles falam também dos escândalos, casos de fraude e da “máfia da cidadania”, conhecida pela falsificação de escrituras e “compra” de oficiais. Os interessados serão instruídos, por exemplo, a identificar esquemas enganosos.

Continua após a publicidade

“Há dois anos, recebi um caso em que o cliente já estava morando na Itália, em teoria, dentro do processo de cidadania. Foi aí que viu no jornal as pessoas da empresa que havia contratado sendo presas. Ele não tinha nenhum documento, nenhuma comprovação que tinha dado entrada na papelada”, conta Janaina.

O evento é gratuito e acontecerá a partir das 15h. Para se inscrever, é necessário enviar um email para o evento@rossopassaporto.com. 

Circolo Italiano
Avenida Ipiranga, 344, centro.
Sábado (24), das 15h às 18h.

Publicidade