Obra patrocinada pela Nike remove parte de ciclovia no Ibirapuera

Prefeitura diz que a inscrição na placa foi um erro e que via ciclística infantil não deixará de existir, mas será reformulada

As recentes obras de revitalização patrocinadas pela Nike no Parque do Ibirapuera geraram polêmica. A foto de uma placa na área verde da Zona Sul com a inscrição “retirada de ciclovia” junto ao logo da fabricante de materiais esportivos circulou nas redes sociais nesta segunda (11). O caso gerou mal-estar entre a companhia e a prefeitura.

Em junho, a gestão Doria cedeu autorização à marca para reformar e cuidar da manutenção das três pistas de corrida e do campo de futebol do local. Em troca, a etiqueta pode fazer publicidade em alguns espaços.

Veja também

 

Para criar o gramado do campo, de material sintético, foi preciso impermeabilizar o terreno. A prefeitura, então, indicou o espaço da ciclovia infantil nos arredores do Viveiro Manequinho Lopes para compensação. Ou seja, a empresa deveria formar ali uma área permeável de 1 500 metros quadrados, retirando parte do asfalto – o que começou a ser feito duas semanas antes da entrega do campo, em 20 de agosto. Esse ajuste está incluído no investimento de 750 000 reais da Nike no projeto.

Na época, a obra foi apresentada como “remoção da ciclovia” pelo perfil da sociedade civil de interesse público (OSCIP) Parque Ibirapuera Conservação no Instagram, o mais popular ligado ao parque na rede. Porém, a prefeitura nega que desativará completamente a ciclovia infantil e promete a instalação de um jardim no pedaço. Em nota, a Secretaria do Verde e Meio Ambiente informou que o espaço “passará por uma reformulação que praticamente não afetará o seu uso”. A Nike explicou que um pedaço do trajeto será mantido, mas não soube informar mais detalhes.

A municipalidade disse ainda que a placa com “texto incorreto” será removida ainda nesta segunda (11), e que a autorização da mensagem será investigada pela prefeitura.

Post do Ibirapuera Conservação, OSCIP do Parque do Ibirapuera em agosto (Reprodução/Instagram)

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s