Churrasco com samba na Avenida Paulista
O Paulista com Farofa, evento que reúne centenas de pessoas para comer espetinho e festejar na avenida mais movimentada da cidade, tem sua próxima edição neste sábado
Entre as excentricidades da Avenida Paulista aos finais de semana, uma em especial vem chamando a atenção dos passantes. É um grupo que se reúne para fazer um churrasco em pleno calçadão. Sim, um churrasco, com direito a churrasqueira a carvão, espetinho e cerveja.
Organizado por cinco rapazes, entre jornalistas e publicitários, todos ex-funcionários de uma famosa empresa de tecnologia, o Paulista com Farofa ocorre uma vez por mês, sempre aos sábados. O próximo encontro, agendado para este sábado (25), às 14h, tem como tema Churras dos Três Toques – Samba, Cerveja e Futebol de Botão. Como acontece no mesmo dia da final da Champions League, a Liga dos Campeões da Europa, terá uma mesa de futebol de botão armada junto à churrasqueira e da já tradicional roda de samba orquestrada pelo grupo.
Para participar da festa, é preciso colaborar com a “vaquinha” feita para a compra da carne, algo em torno de R$ 15,00 por pessoa. O pagante ganha uma pulseirinha que lhe dá direito a servir-se à vontade durante todo o evento – que só acaba quando chega a madrugada e o público segue para as baladas da região.
A cada encontro, cerca de 60 pulseiras são distribuidas. Isso, entretanto, não reflete o número das pessoas que se reúnem por ali. A última edição contou com aproximadamente 300, mas já houve edições em que o grupo reuniu mais de 400 curiosos.
Como todo bom churrasco entre amigos, quem garante a bebida são os convidados. “Nós trazemos o cooler e o gelo, a cerveja traz quem quer”, diz Giuliano Giovanetti, um dos organizadores. Essa foi a alternativa encontrada pelo grupo para não sair no prejuízo distribuindo cerveja para todo mundo, nem entrar na ilegalidade de vender bebida alcóolica sem autorização da prefeitura. “Queremos deixar claro que não somos ambulantes, apenas amigos que se reúnem para festejar, e isso não tem lei que impeça”, acrescenta Giovanetti, que diz ouvir a frase “Quanto é a cerveja?”, centenas de vezes durante uma tarde.
A intenção do Paulista com Farofa, por enquanto, não é lucrar com o evento na avenida, apenas reunir os amigos – ainda que eles tenham se multiplicado nos últimos meses – e divulgar o nome do projeto, cuja real pretensão é ganhar dinheiro organizando festas fechadas. “Já fizemos uma reunião em albergue, com um público que tem bastante a nossa cara e, principalmente, porque o nosso trabalho chama muito a atenção dos gringos”, diz Rafael Mendonça, integrante da equipe.
Paulista com Farofa: quando – sábado (25), das 14h à 0h. Avenida Paulista, 1 499, esquina com a Alameda Casa Branca. Preços: R$ 15,00