Continua após publicidade

Charles Dalla: a voz do professor de Harry Potter

Além de dublar o bruxo Severo Snape nos games, ator já dublou “Power Rangers: Super Legends” e outros jogos

Por Flora Monteiro
Atualizado em 5 dez 2016, 17h05 - Publicado em 16 jun 2012, 00h51

Na franquia cinematográfica de Harry Potter, o bruxo Severo Snape (interpretado pelo inglês Alan Rickman) tem o temperamento soturno como marca registrada. Dono da voz do personagem na versão brasileira do game “Harry Potter e a Ordem da Fênix”, o ator Charles Dalla compartilha com o professor de Hogwarts somente o timbre grave.

Bem-humorado, o paulistano é formado no curso de composição e regência da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e já realizou dezenas de trabalhos na área, em títulos como “Power Rangers: Super Legends” e “Silent Hil”l. Foi ainda diretor de dublagem do “F1” e técnico de áudio de “Fifa Soccer” e “Pro Evolution Soccer”.

+ Paulistanos transformam paixão por games em profissão

+ Dublador: a voz por trás dos personagens

Continua após a publicidade

Acostumado a atuar em seriados e longas-metragens, Dalla vê desafios extras nos jogos eletrônicos. “Nunca sei direito qual é o contexto da cena, porque não a vejo simultaneamente no monitor, como ocorre com a dublagem de filmes”, explica. Na maioria dos casos, ele recebe um roteiro traduzido e é orientado sobre a entonação das frases por meio de marcações como “assustado”, “triste” e “alegre”. Outra dificuldade é falar sem gesticular. “Qualquer movimento do corpo pode emitir som e estragar a gravação.”

Com dez anos de carreira, Dalla procura se manter familiarizado com o universo dos games. E isso significa assumir os controles. “Gasto horas do meu dia desbravando os jogos em que atuei, para aprimorar minha performance, e avaliando outros em busca de referências”, afirma. Como a maioria dos profissionais do ramo, ele não tem salário fixo. Dubladores costumam ser contratados por trabalho, recebendo entre 100 e 180 reais por hora. Assim, um mês produtivo rende cerca de 5.000 reais.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.