CET quer ampliar faixa de motos para o corredor Norte-Sul
Trecho atual ocupa 5,5km da 23 de Maio; projeto de ampliação de Faixa Azul precisa de autorização do governo federal
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) protocolou um pedido no Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) para implementar a Faixa Azul para motos na maior parte da extensão do corredor Norte-Sul.
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Se aprovada, a faixa irá da praça Campo de Bagatelle, na zona norte, e passará pelas avenidas Santos Dumont, Tiradentes, 23 de Maio, Rubem Berta e Washington Luiz até perto da avenida Bandeirantes, no aeroporto de Congonhas, na zona sul.
Atualmente a Faixa Azul funciona em formato de projeto piloto da praça da Bandeira até o complexo Viário Jorge João Saad, no sentido Aeroporto da via, em 5,5km de extensão. A proposta para sua ampliação em cerca de 15km do corredor Norte-Sul deve ser avaliada em reunião do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) previsto para maio próximo.
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Aberta em 25 de janeiro, o tráfego pela faixa não é obrigatório, já que se trata apenas uma indicação no solo. A escolha da 23 se dá pelo fato de ser passagem para 2 400 motos por hora. Além disso, oito em cada dez acidentes lá envolvem esses veículos.
Balanço de três meses da operação divulgado nesta terça-feira (26) pela CET indica que não foi registrado nenhum acidente com vítima grave ou mesmo mortes na área da faixa. Mesmo passado 90 dias após a sua abertura, 12% dos motociclistas não usam o trecho no horário de pico. Esse índice vem apresentando uma leve queda desde o primeiro mês de uso, quando 14% motociclistas preferiram rodar fora dela.
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Apenas dois acidentes foram anotados no mês de março na Faixa Azul. Fora da faixa, foram anotados oito acidentes. Em todos eles, os motoristas não sinalizaram com a seta a mudança de faixa, provocando as batidas.