CBN promove festival com música e mesa redonda para discutir a cidade

Segunda edição do Festival Mais São Paulo ocorre no CCSP neste sábado (5)

A CBN promove no próximo sábado (5) a segunda edição do Festival Mais São Paulo. O evento, que será realizado no Centro Cultural São Paulo (CCSP) e tem programação das 10h às 18h, terá shows, oficinas, intervenções artísticas e mesas redondas com o objetivo de discutir a cidade de São Paulo.

Entre as atrações musicais do evento, aparecem Tiê, Fabiana Cozza, As Bahias e a Cozinha Mineira e a Orquestra Sinfônica Heliópolis. A tríade de filósofos Mario Sergio Cortella, Luiz Felipe Pondé e Leandro Karnal também participa do festival, propondo uma reflexão sobre a cidade.

Outro debate, focado em conflitos urbanos, reúne os colunistas do quadro Mais São Paulo: Maju Coutinho, Renata Falzoni, Raul Juste Lores, Américo Sampaio e Michel Alcoforado. A conversa será transmitida ao vivo pela rádio CBN e pelas redes sociais.

Conduzido pela apresentadora do CBN São Paulo, Fabíola Cidral, o evento tem o objetivo de despertar o paulistano para o cuidar da nossa cidade. “Todos querem viver numa cidade melhor. É preciso unir forças e trabalhar juntos para mudarmos a rotina pesada desta megalópole”, reflete a jornalista.

A interação com os ouvintes é outro dos focos do evento. Serão mais de dez oficinas para adultos e crianças com a proposta de construir uma cidade melhor para todos.

Programação

10h – 12h – Talk show com o time do Mais SP: Maju Coutinho, Renata Falzoni, Raul Juste Lores, Américo Sampaio, Michel Alcoforado. Participação especial: Tiê com música ao vivo

12h30 – Cultura negra com Maju Coutinho e convidados. Participam: Negra Li, Valéria Almeida, Bel Santos Mayer e Silvio Almeida.

14h – Show: “As Bahias e a Cozinha Mineira”.

15h30 – Filosofando em SP. Com Mario Sergio Cortella, Luiz Felipe Pondé e Leandro Karnal

17h – Show: “Roda de samba feminina: Fabiana Cozza e convidadas”. Com as convidadas especiais: Samba de Dandara, Tereza Gama, Graça Braga, Renata Jambeiro, Nega Duda, Bernadete, Railídia, Paulinha Sanchez, Ana Elisa Camargos, Aparecida Camargos, Soraia Ioti, Mariel, Ana Thereza, Vó Susana, Raquel Tobias, Beth Belli e Xênia Barros

Oficinas (das 10h às 17h)

Heróis de São Paulo – Oficina para crianças com a The Craft Studio
Das 10h às 15h, no foyer | Capacidade: de 10 crianças a cada 30 min.
São Paulo precisa de você! Venha ser um super-herói e ajudar a cuidar da nossa cidade. Uma atividade lúdica, conduzida pelas arte-educadoras do The Craft Studio, para crianças de todas as idades, a cada meia hora. Os pequenos vão customizar capas de super-heróis e poderão levar a fantasia de presente do Festival Mais São Paulo.

Aprenda a pedalar – Oficina para crianças e adultos com a Escola Bike Anjo
Das 13 às 16h30, na área externa do CCSP (na saída para o metrô Vergueiro)
Uma atividade para quem quer dar as primeiras pedaladas, independente da idade. A Bike Anjo, uma rede de ciclistas voluntários, dá uma força para quem nunca subiu em uma bicicleta e precisa daquele apoio pra dar os primeiros passos com a magrela.

Cadê o Rio que passava aqui? – Oficina para adultos e crianças com o coletivo Rios e Ruas
A partir das 14h, ao lado da escada para o jardim suspenso
Zé Bueno e Luiz de Campos – criadores do RIOS & RUAS – vão abrir um grande mapa com os rios paulistanos que aprendemos a não ver. A dupla vai contar o que tem feito, desde 2010, para que a população de São Paulo descubra e queira nossos rios limpos e livres. Em seguida, os participantes vão conhecer as margens do Rio Itororó, que fica ao lado do CCSP.

Feira de troca de brinquedos – Com o Instituto Alana
Das 13h às 16h, no foyer do CCSP
Traga um brinquedo e leve outro para casa. Trocar pode ser bem mais divertido do que comprar. Uma maneira engajada e divertida para repensar a forma como consumimos. É uma alternativa sustentável de lazer que estimula
colaboração, socialização e criatividade entre as crianças e ainda possibilita que elas deem novos significados aos seus brinquedos. Para participar, as crianças só precisam levar brinquedos para trocar e a animação para brincar.

Circuito corrida amiga – Mobilidade viva pela nossa cidade
Das 12h às 17h, no foyer do CCSP
O circuito lúdico e divertido conduzido pela ONG Corrida Amiga traz estações que simulam as mais variadas situações do nosso sistema de mobilidade. As pessoas que participam absorvem e aprendem conceitos de mobilidade urbana, o transporte a pé, acessibilidade e, principalmente, de cidadania.

Só no passinho – aprenda a dança carioca que está dominando SP – Com o grupo “Os clássicos do passinho”
A partir das 11h, ao lado da escada para o jardim suspenso
Antes de se tornar conhecida, a dança nos bailes cariocas já era um elemento presente nas comunidades do Rio de Janeiro. Hoje o passinho cruza as fronteiras fluminenses e chega em São Paulo como uma potência entre as danças brasileiras. Na oficina, o grupo “Os Clássicos do Passinho” apresenta ao público as principais características que tornaram esta dança um fenômeno.

Oficina de bordado – Com o coletivo meiofio
Das 10h às 13h e das 14h às 17h, no foyer do CCSP
Sete mulheres se uniram em 2015 com o objetivo de utilizar o fazer manual para criar laços de coletividade. Desde então, o meiofio vem colorindo e transformando São Paulo mais acolhedora. Nesta oficina para crianças e adultos, o grupo vai ensinar uma técnica simples para fazer o contorno dos símbolos da nossa cidade. E o melhor o presente ficará com o participante.

Vamos conversar? – Com o Sidewalk Talk SP
Das 14h às 17h, no jardim suspenso do CCSP
Uma iniciativa com o objetivo de humanizar as ruas, valorizar os espaços públicos e fortalecer o senso de comunidade. Tudo isso por meio da escuta ativa. O Sidewalk Talk – Conversas na Calçada começou nos Estados Unidos em 2015 e chegou em São Paulo com a psicóloga Patrícia Maria Martins. A proposta? Abrir uma cadeira de praia na calçada e chamar quem estiver passando para uma conversa.

Intervenções artísticas

Procissão Poética: São Paulo e poesias – Com o Centro de Arte e Promoção Social do Grajaú (CAPSArtes)
A partir das 14h, por todo o CCSP
Uma intervenção artística que vai circular pelo CCSP com declamações de versos, músicas e poemas. Com o uso de um alto-falante, os poetas convidam o público a refletir sobre a promoção do ser humano e da empatia por meio da arte. A procissão é uma criação do Centro de Arte e Promoção Social, CAPSArtes, que atua há quase 30 anos no bairro do Grajaú, na zona sul da cidade.

2039/20 – São Paulo Fora do Tempo – Exposição com Jairo Goldflus
Entre 10h e 17h, no foyer no CCSP
Vinte personalidades imaginam a São Paulo em que vão estar daqui a 20 anos. Caótica, biodiversa, multicultural, underground, carnavalesca, insegura, poluída. Enquanto falam, são fotografados pelas lentes de Jairo Goldflus.

Como chegar de carro
Estacionamento conveniado: Open Park. Rua Apeninos, 400. Entrada também pela Rua Dr. João Morais, 54 (travessa da Vergueiro, em frente ao Centro Cultural).
Preço: R$ 15,00 durante o período do festival

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s