Continua após publicidade

A trajetória de Cásper Líbero é relembrada em biografia

O jornalista modernizou 'A Gazeta' e se alinhou ao antigo "inimigo" Getúlio Vargas

Por Rafaela Bonilla
Atualizado em 31 jan 2020, 14h51 - Publicado em 31 jan 2020, 06h00

Ao meio-dia, uma sirene toca no alto do prédio de número 900 na Avenida Paulista, casa da Fundação Cásper Líbero desde a década de 60. Nos anos 30, o jornalista de Bragança Paulista (1889-1943) trouxe o equipamento sonoro da França para anunciar a chegada dos exemplares de A Gazeta, jornal do qual era dono desde 1918. O periódico ficava em um edifício no centro, hoje sede da Justiça Militar da União e antes conhecido como Palácio da Imprensa, por ser o primeiro destinado à comunicação no país. “Cresci no bairro da Luz, e o toque tomava todo o ambiente, era uma referência. Mas a história de Cásper acabou esquecida”, diz o jornalista Dácio Nitrini.

Em dezembro, ele lançou um livro sobre a vida do profissional pela editora Terceiro Nome, Cásper Líbero, Jornalista que Fez Escola. Nitrini se propõe não só a contar os feitos — como a criação da Corrida de São Silvestre e da primeira escola de jornalismo —, mas também a mostrar controvérsias do ícone. “Além do empresário importante que modernizou A Gazeta, era um ser humano complexo, envolvido na política.” Por exemplo: participante da Revolução de 32, o empreendedor viu seu negócio de mídia ser alvo de Getúlio Vargas, “inimigo” de quem depois acabou se aproximando para conseguir ajudar o jornal.

Cásper Líbero, com o senador César Vergueiro e o embaixador da Inglaterra durante a cerimônia de inauguração do Palácio da Imprensa, em 1939 (Acervo Gazeta Press/Divulgação)

Publicado em VEJA SÃO PAULO de 5 de fevereiro de 2020, edição nº 2672.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.