Clique e assine por apenas 5,90/mês

Casarão histórico nos Jardins servirá como instituição de ensino

Local já abrigou por mais de quatro décadas o tradicional Colégio Sacré-Coeur de Marie

Por Mauricio Xavier [Com reportagem de Sara Ferrari] - 29 dez 2017, 06h00

Um casarão na Avenida Nove de Julho, nos Jardins, passará a abrigar uma unidade da Escola Concept a partir de fevereiro. Em fase final de reformas, o prédio receberá cerca de 500 alunos em seu primeiro ano letivo. A chegada da instituição resgata um importante legado. Durante 47 anos, o endereço sediou o antigo Colégio Sacré-Coeur de Marie, onde boa parte da elite paulistana educou seus filhos ao longo do século XX.

Mais conhecida por aqui pelo nome de Sagrado Coração de Maria, a escola fundada em 1938 oferecia curso primário, ginasial (atuais ensino fundamental I e II) e secundário (atual ensino médio) em regimes de externato, internato e semi-internato. Além de disciplinas básicas como português e matemática, as turmas tinham aulas de religião.

Em 1984, por problemas financeiros, o casarão deixou de ser administrado pela Sociedade Civil Casa de Educação, entidade privada responsável pelo local desde o início dos anos 40. Essa tarefa ficou a cargo, então, da Sociedade Educacional São Paulo, mantenedora da Faculdade de Engenharia São Paulo, que ocupou parte do prédio a partir de 1975, dividindo o espaço com o Sacré-Coeur. No ano seguinte, com a compra de quatro lotes contíguos, o terreno ampliou-se para 18 000 metros quadrados.

Em 1995, devido a uma crise causada por alunos inadimplentes, a instituição de ensino foi desativada e o edifício passou a ser alugado pelo Saint Francis College. A construção está em processo de tombamento pelo Conpresp, o conselho municipal de patrimônio histórico, desde 2012.

Continua após a publicidade
Publicidade