Avatar do usuário logado
Usuário

Após anúncio de fechamento, ONG Casa 1 ganha nova leva de doações

Instituição que ajuda LGBTs expulsos de casa enfrenta dificuldades financeiras

Por 14 mar 2019, 17h53 | Atualizado em 5 set 2025, 23h01
Iran Giusti – Casa1
Iran Giusti: jovem criou espaço para acolher LGBTs expulsos de casa (Ricardo D'Angelo/Veja SP)
Continua após publicidade

A Casa 1, ONG do centro de São Paulo que presta assistência a cerca de 200 pessoas LGBT expulsas de casa, deve continuar aberta. Essa é a previsão do idealizador do projeto, Iran Giusti, que chegou a postar um texto no Facebook em 11 de março, afirmando que o local iria fechar as portas por dificuldades financeiras.

“O valor que arrecadamos pelo financiamento coletivo tem sido fundamental durante todo este período, mas não alcança a quantia que precisamos para manter os atendimentos funcionando“, escreveu Giusti. A receita de 40 000 reais levantada mensalmente não estava sendo suficiente. A postagem teve mais de 1 400 compartilhamentos.

Após o anúncio, Giusti afirma que a Casa 1 começou a receber várias doações. “Em catorze dias de março, arrecadamos 67 000 reais. É 87% da meta que precisamos bater, de 80 000, para nos garantirmos até 2020”, comemorou.

A notícia de que a iniciativa poderia acabar motivou um aumento da ajuda. Atualmente, 60% do orçamento da instituição provém de doações de pessoas físicas – o restante, de empresas.

Continua após a publicidade

“A mobilização foi incrível. As campanhas que estão fazendo para nós devem ajudar ainda mais”, espera Giusti, cujos gastos com aluguel chegam a 13 000 reais.

Um desejo também é aumentar o salário daqueles que auxiliam no atendimento do endereço. “Hoje, eles recebem uma ajuda de custo de 800 reais, para trabalhar mais de doze horas por dia. Não dá.”

Publicidade
TAGS:

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Revista em Casa + Digital Completo
Impressa + Digital
Revista em Casa + Digital Completo

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 39,99/mês