Erguida em 1914, Casa da Don’Anna vive nova fase após restauro

A mansão dos Campos Elíseos abriu coworking e café e se prepara para receber eventos

Localizada na Rua Guaianases, no bairro dos Campos Elíseos, a Casa da Don’Anna, uma charmosa mansão centenária, vive nova fase depois de ser restaurada. Desde setembro há no imóvel sete salas de coworking, duas atualmente ocupadas por empresas. O porão passou a abrigar o Café Paulista, com vista e acesso para um agradável jardim de jabuticabeiras.

O estabelecimento serve almoço e, às quintas e sextas, uma máquina de chope fica ligada para quem quiser curtir uma happy hour animada por DJ ou música ao vivo. Por ali há ainda uma loja que vende plantas, como suculentas e orquídeas, por preços entre 5 e 500 reais. Outro plano que deve ser posto em prática até o fim do ano é a abertura de uma agenda para sediar pequenos casamentos e eventos corporativos.

Vitral interno: a mansão pertencia a um barão do café

Vitral interno: a mansão pertencia a um barão do café (Leo Martins/Veja SP)

A restauração do casarão, de 1 000 metros quadrados, teve início em 2015, depois que o administrador Luís Eduardo Alves de Lima assumiu a propriedade, que era de seus avós. As principais intervenções ocorreram no assoalho e na parte elétrica. Além disso, uma pista de dança está sendo erguida.

Projetada pelo prestigiado escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, a construção da Casa da Don’Anna foi finalizada em 1914. Seu proprietário era o cafeicultor Octaviano Alves de Lima e o local recebeu esse nome em homenagem à mulher dele, Anna da Silva Telles. Com corrimão de mármore e um belo vitral, o imóvel é tombado pelos conselhos estadual (Condephaat, desde 2013) e municipal (Conpresp, 2018) de preservação do patrimônio histórico.

A fachada do imóvel

A fachada do imóvel (Leo Martins/Veja SP)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s