Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Tradicional casa no Tatuapé vende churros em roda de até 3 metros

Endereço oferece centenas de combinações da receita e também se diz inventor da maçã do amor

Por Guilherme Queiroz
29 out 2018, 19h54 • Atualizado em 29 out 2018, 20h01
O churro em roda da Casa do Churro: o cliente pode pedir mais de uma cobertura (Casa do Churro/Divulgação)
Continua após publicidade
  • Já pensou em encomendar uma versão de churros em roda, com até 3 metros de comprimento? E incrementar a guloseima com sorvete ou mesmo provar uma alternativa salgada da receita?

    Essa é a proposta da Casa do Churro, que oferece a versão tradicional espanhola da receita, em roda. Mais do que vender o produto em mais de 570 combinações, o espaço também se proclama criador de um famoso doce brasileiro.

    A história do local que fica no Tatuapé, na Zona Leste, começou há mais de meio século. Os Farré, família de origem espanhola proprietária do estabelecimento, vieram para o Brasil em 1954. Ramón Farré era mestre doceiro no país natal e, junto com seu irmão, Antônio, tentou a sorte vendendo guloseimas em São Paulo.

    Acabou por criar uma nova receita: “Meu tio decidiu colocar uma cobertura de caramelo em uma fruta e inventou a maçã do amor”, conta Leandro Farré, filho de Antônio. Para os que desacreditam, o certificado da patente da receita está em um quadro na loja do Tatuapé, datado de 1959. 

    WhatsApp Image 2018-10-05 at 7.06.52 PM
    A patente da maçã do amor: a família deixou de vender o produto em 2014, mas não abre mão do título de inventora do doce (A Casa do Churro/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    A dupla começou a levar seus produtos para eventos de grande porte, até que decidiu fixar um ponto na Rua Direita, em 1973. No centro, comercializaram também outra sobremesa popular: o churro recheado com doce de leite.

    A abertura da atual loja só ocorreu em 2001. Hoje, quem toca o negócio é Leandro. A casa vende até 7 000 churros por mês.

    Continua após a publicidade

    A opção que mais chama atenção é o tradicional espanhol, em formato de roda, que custa de 70 a 130 reais, com sabores doces e salgados, como creme de avelã, doce de leite, bacalhau e frango. É possível pedir o produto da mesma maneira que uma pizza, escolhendo coberturas diferentes para cada metade. 

    O mais popular, o churro de 18 centímetros, com diversos recheios, fica na faixa dos 8 aos 12 reais. O endereço oferece ainda diversas outras opções, a exemplo do recheado com sorvete, granulado, beijinho, e por aí vai.

    Apesar da patente pela invenção da maçã do amor, a sobremesa deixou de ser vendida no espaço há quatro anos, restando somente o quadro com o documento na parede do estabelecimento.

    Continua após a publicidade

    Para o futuro, os planos são de expansão e abertura de franquias. Há previsão de uma nova loja na Chácara Santo Antônio, na Zona Sul.

    Casa do Churro. Rua Rodrigues Barbosa, 232, Tatuapé. 10h às 22h (seg. a qui.); 10 às 23h (sex. a dom.).

    loja-a-casa-do-churro-tatuape-google-meu-negocio
    O estabelecimento na Zola Leste da capital (A Casa do Churro/Divulgação)
    Publicidade
    TAGS:

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês