Continua após publicidade

Carnaval Solidário: escolas de samba se unem para arrecadar doações

Neste sábado (15), agremiações fazem evento de encerramento da ação no Sambódromo do Anhembi com carreata; veja como ajudar

Por César Costa
12 Maio 2021, 17h09

A Liga SP e a UESP, entidades responsáveis por mais de 60 escolas de samba de São Paulo, estão promovendo em conjunto o “Carnaval Solidário”. A ação visa arrecadar cestas básicas e alimentos para os integrantes das escolas ou quaisquer outras pessoas dos bairros ligadas às agremiações. Neste sábado (15), o Anhembi será aberto para uma carreta de doações em drive-thru com presença de carro de som, fantasias e bateria. 

Em entrevista à VEJA SÃO PAULO, Adilson José, presidente da Unidos de Vila Maria, escola responsável pelos projetos sociais da Liga SP, explica que as ações vêm sendo feitas pelas instituições desde o começo da pandemia.

“Já vínhamos fazendo nossas ações desde o começo da pandemia. Com essas doações nos últimos dias e a falta de carnaval, vimos o potencial de juntar todas as escolas. Queremos aumentar essa capacidade de ajudar o outro”, conta.

A imagem mostra três pessoas segurando sacos de arroz, todas de máscara. Ao fundo há um bandeirão com escudos e o nome da Acadêmicos da Tatuapé
Acadêmicos do Tatuapé: escolas de toda São Paulo estão arrecadando doações (Divulgação/Veja SP)

O movimento Carnaval Solidário começou há três semanas e as escolas estão arrecadando doações de alimentos em suas quadras. O evento deste sábado (15) no sambódromo servirá como encerramento desta ação específica e contará com algumas atrações. A entrada é gratuita. 

“A conclusão será com essa carreata solidária no Anhembi, simulando um desfile de carnaval. Estamos com o drive-thru para receber alimentos”, explica Adilson. “Vamos formar blocos de 30 minutos de acordo com a quantidade de veículos. Em cada um deles, o carro de som virá na frente puxando o bloco e quando chegar no recuo, o carro de som sai e a bateria fará a condução até o final do desfile”. 

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

A post shared by Liga-SP (@ligacarnavalsp)

O evento deve respeitar todos os protocolos de distanciamento. “É um bloco pequeno de ritmistas. Mesmo assim, vai ser bem bonito de ver. Vamos mostrar também à sociedade que somos mais que só o momento do carnaval. Porque viver só isso? Podemos ser muito mais. Vai ser um momento muito alegre e com responsabilidade”, diz o dirigente da Liga. Além da bateria, haverá fantasias e até sinalizadores.  

Ao fim da carreata, todos os alimentos serão levados à Fábrica do Samba, onde será feita a contagem e a distribuição igualitária entre as escolas participantes. Adilson vê também como positiva a aproximação entre as entidades do samba paulista. “Essa união vai ser muito boa. Com a UESP você traz a essência do samba, a base daquela pessoa que tem uma ligação muito forte”. 

A Liga SP é uma entidade responsável pela administração das 34 escolas de samba dos grupos Especial, de Acesso 1 e Acesso 2 do Carnaval de São Paulo. Em seguida vem a UESP (União das Escolas de Samba Paulistanas) que congrega outras 64 agremiações e blocos carnavalescos. 

Bateria Solidária

Em conjunto com a ação Carnaval Solidário, mestres de bateria estão liderando a ação Bateria Solidária, que tem o mesmo objetivo, mas com enfoque maior em ajudar os ritmistas que passam por dificuldades. 

Continua após a publicidade

“Os mestres estão preocupados com os ritmistas que estão passando por situações difíceis. Estamos trabalhando em conjunto e dará tudo certo”, acredita Adilson. 

View this post on Instagram

A post shared by Bateria Solidária SP (@bateriasolidaria)

+Assine a Vejinha a partir de 8,90.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.