Clique e assine por apenas 6,90/mês

Carnaval de São Luiz do Paraitinga está confirmado para este ano

Evento foi cancelado pela prefeitura por falta de verba em 2017

Por Gabrielli Menezes - Atualizado em 10 Jan 2018, 14h25 - Publicado em 10 Jan 2018, 14h11

Depois de ter sido cancelado no ano passado por falta de verba, o tradicional Carnaval de Marchinhas de São Luiz do Paraitinga volta às ruas. A festa, que é o principal evento do calendário de comemorações da cidade desde o início dos anos 80, está marcada para acontecer de 9 a 13 de fevereiro. A programação inclui 26 blocos desfilando pelas ruas do centro mais treze shows de bandas de marchinhas locais.

Em 2017, foi a segunda vez que o evento não aconteceu oficialmente – a primeira foi em 2010 quando uma forte enchente atingiu a cidade. No ano passado, a prefeitura alegou falta de verbas e cancelou a programação no dia 23 de janeiro, às vésperas do Carnaval, pegando de surpresa os foliões da cidade e os turistas. Todavia, isso não quer dizer que não teve festa: nas duas ocasiões, os blocos desfilaram por conta própria e os foliões celebraram a data de maneira espontânea.

“Quem faz o Carnaval de fato são as pessoas, a prefeitura só dá a estrutura”, diz Neto Campos, secretário municipal de Cultura. “Para este ano está tudo confirmado”. expectativa da prefeitura é receber 100 000 pessoas durante o período.

Concurso de Marchinhas

Continua após a publicidade

Na terça (9), foram anunciados os vinte participantes do 33º Concurso de Marchinhas de Carnaval. A tradicional competição, aberta ao público por meio de edital, recebeu neste ano 73 inscrições do Brasil inteiro.

Os vinte selecionados participarão de mais duas fases eliminatórias, nos dias 20 e 27 de janeiro. Como ocorre todos os anos, o evento é gratuito e costuma reunir 10 000 pessoas ao redor do coreto da Praça Doutor Oswaldo Cruz, no centro. Na segunda data serão anunciadas a marchinha campeã na avaliação do júri, além dos segundos e terceiros lugares, o que dá direito a uma premiação em dinheiro ( 1 500, 1 000 e 500 reais, respectivamente). Será entregue ainda um prêmio de 500 reais para a marchinha que mais encantar o público.

Como ocorre todos os anos, as dez músicas finalistas serão gravadas e irão compor a trilha oficial do Carnaval 2018 de São Luiz do Paraitinga.

 

Publicidade