Campanha da prefeitura de 8 milhões de reais ganha Leão em Cannes
Com o objetivo de fazer com que os moradores de rua que possuem pets procurem albergues, o governo chamou grafiteiros para pintar os tetos de viadutos
Com o objetivo de fazer com que os moradores de rua que possuem pets procurem os albergues da cidade, a prefeitura chamou grafiteiros para pintarem os tetos de cinco viadutos com mensagens sobre os centros de acolhida que aceitam animais. Há nove deles pela cidade, todos inaugurados a partir de 2017.
Os trabalhos foram feitos pelos artistas Galo, Randal, Pixote, Thassio e René Muniz nos viadutos Antártica, na Zona Oeste, Rangel Pestana e Abreu Sodré, ambos na Zona Leste, e São João e Doutor Eusébio Estevaux, os dois na região central.
Realizada para a prefeitura, a campanha é da agência nova/sb que também criou um vídeo sobre a iniciativa chamado Sendo Visível (assista ao material no fim do texto). O trabalho ganhou nesta quarta-feira (20) um Leão de Bronze na categoria outdoor de comunicação efetiva em Cannes. É a primeira vez que a municipalidade recebe um prêmio nesse festival. A produção e veiculação em todas as mídias teve um custo de 8,3 milhões de reais aos cofres públicos.
Muitos moradores de rua se recusam a ir para os abrigos para ficar junto de seus cães, aceitos apenas em parte dos abrigos. Segundo a prefeitura, mesmo com a inauguração dos espaços pet friendly, os canis continuam com vagas e leitos sem ocupação. A pasta credita esse problema à falta de informação já que os moradores de rua dificilmente têm acesso a internet, jornal, rádio e TV.
Segundo Átila Francucci, vice-presidente de criação da nova/sb e idealizador da ação, a proposta dos grafites nos tetos dos viadutos proporciona impacto mais efetivo, sobretudo na hora em que os sem-teto vão dormir e olham para cima e veem os desenhos.