Campanha da Unicamp: como a universidade muda vidas

Lançada na última terça-feira, a ideia da ação é compartilhar histórias de impacto geradas a partir do contato com a Universidade

Por Mariani Campos
Atualizado em 13 fev 2020, 11h28 - Publicado em 12 fev 2020, 18h55
Fachada da UNICAMP: universidade lançou campanha para que as pessoas contem como a universidade transforma vidas (Antonio Scarpinetti/Veja SP)
Continua após publicidade

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) lançou na última terça (11) uma campanha online onde abre espaço para as pessoas contarem como a universidade transforma vidas. Voltada não só a alunos e ex-alunos, mas para todos que tiveram a trajetória marcada pela instituição, a ação batizada de NossaUnicamp conta com depoimentos de personalidades como o professor e historiador Leandro Karnal e André Penha, cofundador e diretor de tecnologia da QuintoAndar.

Para o reitor da universidade, o professor Marcelo Knobel, os números confirmam que o trabalho da Unicamp é reconhecido pela sociedade. “Muito do que é feito e produzido na Universidade tem resultado direto no dia a dia da população, e esse é um dos propósitos centrais da Unicamp, uma universidade pública, gratuita e de qualidade”.

Dentre as pessoas que tiveram suas vidas diretamente impactadas pela instituição, está Mariangela Maraccini, ex-paciente do Hospital das Clínicas. Diagnosticada com hepatite fulminante em 2013, ela fez o transplante hepático no hospital universitário. ‘Hoje eu posso dizer que estou viva graças à Unicamp”, conta emocionada.

unicamp
Mariangela Maraccini, ex-paciente do Hospital das Clínicas: fez transplante hepático em 2013 (Pedro Amatuzzi/Veja SP)

Do casos de sucesso entre os ex-alunos, se destaca André Penha, uma das cabeças por trás do site imobiliário QuintoAndar, com valor de mercado superior a 1 bilhão de dólares. “A Unicamp incentiva o pensamento analítico crítico. Não é só “decora esse negócio aqui pra prova”, mas sim por que você tá fazendo isso? Entenda o porquê. Eu acho que é esse desenvolvimento desse pensamento analítico crítico que faz com que a gente resolva problemas, quebre problemas em problemas menores e resolva de forma muito mais simples”.

Continua após a publicidade
ANDRÉ PENHA (13)
André Penha, ex-aluno: cofundador da QuintoAndar, empresa avaliada em 1 bilhão de dólares (Pedro Matuzzi/Veja SP)

Leandro Karnal, professor de história na instituição, ressalta que “a universidade pública é o centro de produção do conhecimento. No Brasil, é responsável pela maioria absoluta da bibliografia de cada área. As referências da área de história, filosofia e ciências sociais estão nas universidades públicas. (…) Sem a universidade pública esse país não tem qualquer perspectiva de desenvolvimento”.

PROF. KARNAL-1-2
Leandro Karnal, professor da UNICAMP: em defesa das universidades públicas (Pedro Matuzzi/Veja SP)

Os depoimentos na íntegra, vídeos e fotos da campanha estão disponíveis no site da NossaUnicamp. Por lá também é possível deixar uma mensagem de como a universidade mudou a sua vida.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.