Continua após publicidade

Câmara aprova projeto que prevê reajuste de IPTU pela inflação

Proposta do prefeito Ricardo Nunes segue para 2º votação e é acusada por parte dos vereadores de prejudicar os mais pobres

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 out 2021, 11h05 - Publicado em 20 out 2021, 11h02
Vista aérea da Ponte Estaiada Octavio Frias de Oliveira, localizada no bairro do Brooklyn na cidade de São Paulo, Estado de São Paulo. A ponte atravessa o rio Pinheiros e é única no mundo, com duas trilhas curvas conectadas ao mesmo mastro.
Nova Lei de Zoneamento: aprovação de 46 dos 55 vereadores (Lelia Valduga/Getty Images)
Continua após publicidade

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou o reajuste da base de cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano, o IPTU. A aprovação aconteceu na terça-feira (19) em primeira votação: foram 34 votos a favor, 19 contra e uma abstenção

A proposta, um projeto de lei do prefeito Ricardo Nunes (MDB), ainda deve ser votado em segundo turno e enfrenta críticas. Segundo as acusações de vereadores, as novas regras vão aumentar mais a base de cálculo do imposto para as pessoas pobres, moradores das periferias.

O texto da proposta enviado pelo prefeito difere do apresentado pela Secretaria Municipal da Fazenda. Antes, propunha-se corrigir o valor venal dos imóveis. Se um bairro tivesse melhoria de infraestrutura, teria aumento de IPTU. Outros, com aumento de criminalidade, por exemplo, teriam cobranças menores.

Agora, no entanto, a previsão é de que o IPTU seja corrigido pela inflação, o que deve ser mantido pelos próximos dois anos, em 2022 e 2023. As isenções do imposto para imóveis de até R$ 160 mil estão mantidas. Nunes desistiu de instituir a ecotaxa, uma cobrança para custear coleta e tratamento de lixo.

Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.