Continua após publicidade

Câmara aprova projeto que facilita reforma de prédios antigos do centro

Chamadas de retrofit, as obras têm como objetivo readequar e modernizar as instalações obsoletas

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
17 jul 2021, 14h19
Sampa Sky, no Mirante do Vale: vista para Farol Santander e Vale do Anhangabaú. A foto exibe prédios do Centro e a vista para o Vale do Anhangabaú.
Vista do Vale do Anhangabaú: região tem grande quantidade de edifícios antigos (Alexandre Battibugli/Veja SP)
Continua após publicidade

Os vereadores paulistanos aprovaram na noite desta sexta-feira (16) o projeto de lei que prevê incentivos e isenções fiscais para quem reformar os prédios antigos da região central da cidade. Como o texto passou em segunda votação, seguirá para a sansão do prefeito Ricardo Nunes (MDB). O principal objetivo do Requalifica Centro é incentivar a modernização (chamada de retrofit) das edificações, principalmente as comerciais, transformando-as em residenciais, atendendo ao mesmo tempo os parâmetros atuais previstos em lei.

A medida abrange parte dos distritos Sé, República e Santa Cecília, em um perímetro de 3 quilômetros quadrados formado pela Rua Mauá, a Avenida do Estado, a Rua Tabatinguera, a Praça Doutor João Mendes, a Rua Dona Maria Paula, os Viadutos Dona Paulina, Jacareí e Nove de Julho, as Avenidas São Luís e Ipiranga e a Rua Cásper Líbero.

A principal promessa da atual gestão é criar uma “pista rápida” para a aprovação desses projetos. Atualmente, os retrofits tramitam nos mesmos escaninhos burocráticos das reformas residenciais comuns. “As licenças demoram mais que a obra em si. A readequação de um prédio leva oito meses, mas a aprovação pode demorar até catorze, principalmente se envolver órgãos de proteção do patrimônio”, afirma Rafael Steinbruch, fundador da Yuca, empresa que tem projetos para fazer cinco retrofits na região central nos próximos meses, todos eles edifícios comerciais quase vazios que virariam cerca de 500 apartamentos.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.