Câmara aprova projeto de lei que restringe carros no Minhocão aos sábados
Aprovada em primeira votação, a medida segue para nova aprovação daqui quinze dias
A Câmara Municipal de São Paulo aprovou na noite desta terça (12) em primeira votação o projeto de lei para que as restrições aos veículos no Minhocão também ocorram aos sábados. Atualmente, o tráfego no Elevado Costa e Silva é proibido das 21h30 às 6h30 em dias de semana e durante os domingos e feriados.
+ Artista encontra 1 500 exemplares de plantas no Minhocão
Dos 34 vereadores que compuseram a plenária, apenas Eduardo Tuma (PSDB) foi contrário à medida, que seguirá daqui quinze dias para segunda votação. Caso aprovada novamente, seguirá para sanção (ou não) do prefeito Fernando Haddad.
“Essa aprovação mostra avanço ao que o Plano Diretor propôs ao Minhocão, que é a desativação gradual do elevado e sua demolição ou transformação, parcial ou integral, em parque”, diz o autor do projeto, o vereador José Police Neto (PSD).
+ Cachorro policial será homenageado pela Câmara de São Paulo
“Até o final do semestre queremos que os sábados sejam devolvidos para a sociedade que já usa o Minhocão aos domingos como espaço para lazer”, diz. Segundo Police Neto, em fórum realizado recentemente para debater o futuro do Minhocão, o projeto foi colocado em pauta e a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) afirmou que a circulação de carros no local aos sábados é apenas 1/6 em comparação com o restante da semana.
A Associação Parque Minhocão apoia a medida. “As pessoas foram se apropriando naturalmente do espaço como espaço de lazer e os sábados se tornarão mais um período para isso”, diz Athos Comolatti, um dos fundadores do movimento. “Já colhemos 7 000 assinaturas que apontam como as pessoas gostam de usar o local para atividades diversas, como correr, fazer caminhada e atividades culturais promovidos pelos coletivos que se apropriaram do elevado”.
Não é o que pensa o Movimento Desmonte o Minhocão. “Os motoristas que usam o Minhocão aos sábados são distintos dos que trafegam nele durante a semana. Aos sábados são pessoas que vão ao centro fazer compras ou resolver assuntos pessoais. Impedi-las de usar a via prejudicará o comércio e os carros se acumularão nas pistas sob a estrutura se a prefeitura não oferecer alternativas”, alerta Francisco Machado, diretor do grupo. “A privacidade dos moradores que vivem a 5 ou 6 metros do Minhocão também será gravemente afetada, o que já ocorre nos outros horários que circulam pessoas ali”, completa.
Quem são os médicos mortos em Alphaville
Empresa de médico que matou dois colegas de profissão em Alphaville afirma que crime foi estritamente pessoal
João Gomes, Mestrinho e Jota.Pê anunciam show de ‘Dominguinho’ no Allianz Parque
Quem era Andre Miceli, apresentador da Jovem Pan que morreu na sexta (16)
Rita Lee é homenageada em exposição de grafite no centro de São Paulo





