Burger King provoca McDonald’s e volta a viralizar na internet
Marca conta com quatro agências parceiras para mapear possíveis tópicos de abordagem em suas publicidades e vive polemizando nas redes
A equipe de marketing do Burger King voltou a causar burburinho na internet nesta quinta-feira (4). O Twitter oficial da marca respondeu ironicamente a um vídeo no qual o McDonald’s, seu grande rival no mercado de fast food, anuncia um novo sanduíche. O MC aproveitou o eclipse solar que ocorreu na terça (2) para ilustrar sua peça publicitária, chamando o novo lanche de “picanha das galáxias”.
“Em dias de eclipse coisas estranhas acontecem. Até o hambúrguer na chapa aparece com marca de grelha“, respondeu o BK, também em referência ao fenômeno natural. O Burger King alardeia ter como diferencial carnes preparadas na grelha. Confira abaixo:
https://twitter.com/BurgerKingBR/status/1146869175886974979
E já virou rotina ver publicidades da rede fazendo sucesso na internet. A empresa tem investido pesado em campanhas com apelo jovem e, muitas vezes, polêmico. Foi o caso, por exemplo, do anúncio em maio que recrutava atores da publicidade do Banco do Brasil censurada por Jair Bolsonaro para estrelarem um novo comercial: 4 000 pessoas mostraram interesse. “Fomos surpreendidos com a quantidade de respostas. Agora estamos avaliando o que podemos fazer com isso”, explica Ariel Grunkraut, diretor de marketing da sucursal brasileira.
O que parece uma movimentação rápida de internet, conta com uma estrutura grande por trás. Além do departamento interno responsável pela área, a marca traz quatro agências parceiras que ajudam a monitorar possíveis temas a serem explorados. “A gente tem filtros internos, a diferença é o timing. Sabemos que esse tipo de coisa precisa ser feita rapidamente, se não perdemos o bonde”, afirma Grunkraut.
https://www.youtube.com/watch?v=R4VfOUIB4I8
O executivo defende, no entanto, que a companhia não entra em polêmicas gratuitamente. “É preciso ser algo que a marca acredite.” Apesar disso, a rede perdeu uma ação no Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) em 2018, após utilizar palhaços em uma das suas peças.
Teoricamente inspirado no filme It: A Coisa, o comercial mostra um jovem sendo perseguido por vários palhaços, até conseguir entrar em um Burger King. O McDonald’s considerou um dos palhaços muito parecido com o seu Ronald McDonald – e o Conar também. A propaganda foi retirada do ar (mas você pode assistir à versão espanhola abaixo).
A gigante norte-americana sempre apostou muito em temas progressistas e de diversidade, mesmo antes da polêmica presidencial. Outra publicidade da cadeia, dessa vez protagonizada por adeptos do poliamor, parou no Conar. Alguns consumidores acionaram o Conselho, alegando que o conteúdo veiculado em fevereiro era impróprio. Dessa vez, a rede de fast food foi absolvida. Veja abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=H1laa6Cl9TY
Perguntado se a diversidade pregada pela empresa também funciona da porta para dentro, Grunkraut afirma que, entre cargos de coordenadores e gestores, “a equipe é composta, na sua maioria, por mulheres”, mas que se trata de um processo contínuo.
Filha de Olavo de Carvalho, Heloísa de Carvalho morre aos 56 anos em Atibaia
Morre em SP jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos
Pré-Carnaval 2026 em SP: guia com ensaios de blocos e festas em janeiro
Vera Magalhães encerra contrato com a TV Cultura; veja pronunciamento
Calendário 2026: confira os feriados e datas facultativas





