Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Burger King provoca McDonald’s e volta a viralizar na internet

Marca conta com quatro agências parceiras para mapear possíveis tópicos de abordagem em suas publicidades e vive polemizando nas redes

Por Matheus Prado
5 jul 2019, 17h17 • Atualizado em 5 jul 2019, 17h18
O "picanha das galáxias" do McDonald's e a carne do Burger King na grelha (McDonald's/Burger King/Divulgação)
Continua após publicidade
  • A equipe de marketing do Burger King voltou a causar burburinho na internet nesta quinta-feira (4). O Twitter oficial da marca respondeu ironicamente a um vídeo no qual o McDonald’s, seu grande rival no mercado de fast food, anuncia um novo sanduíche. O MC aproveitou o eclipse solar que ocorreu na terça (2) para ilustrar sua peça publicitária, chamando o novo lanche de “picanha das galáxias”.

    Em dias de eclipse coisas estranhas acontecem. Até o hambúrguer na chapa aparece com marca de grelha“, respondeu o BK, também em referência ao fenômeno natural. O Burger King alardeia ter como diferencial carnes preparadas na grelha. Confira abaixo:

    https://twitter.com/BurgerKingBR/status/1146869175886974979

    E já virou rotina ver publicidades da rede fazendo sucesso na internet. A empresa tem investido pesado em campanhas com apelo jovem e, muitas vezes, polêmico. Foi o caso, por exemplo, do anúncio em maio que recrutava atores da publicidade do Banco do Brasil censurada por Jair Bolsonaro para estrelarem um novo comercial: 4 000 pessoas mostraram interesse. “Fomos surpreendidos com a quantidade de respostas. Agora estamos avaliando o que podemos fazer com isso”, explica Ariel Grunkraut, diretor de marketing da sucursal brasileira.

    O que parece uma movimentação rápida de internet, conta com uma estrutura grande por trás. Além do departamento interno responsável pela área, a marca traz quatro agências parceiras que ajudam a monitorar possíveis temas a serem explorados. “A gente tem filtros internos, a diferença é o timing. Sabemos que esse tipo de coisa precisa ser feita rapidamente, se não perdemos o bonde”, afirma Grunkraut.

    Continua após a publicidade

    https://www.youtube.com/watch?v=R4VfOUIB4I8

    O executivo defende, no entanto, que a companhia não entra em polêmicas gratuitamente. “É preciso ser algo que a marca acredite.” Apesar disso, a rede perdeu uma ação no Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) em 2018, após utilizar palhaços em uma das suas peças.

    Teoricamente inspirado no filme It: A Coisa, o comercial mostra um jovem sendo perseguido por vários palhaços, até conseguir entrar em um Burger King. O McDonald’s considerou um dos palhaços muito parecido com o seu Ronald McDonald – e o Conar também. A propaganda foi retirada do ar (mas você pode assistir à versão espanhola abaixo).

    Continua após a publicidade

    A gigante norte-americana sempre apostou muito em temas progressistas e de diversidade, mesmo antes da polêmica presidencial. Outra publicidade da cadeia, dessa vez protagonizada por adeptos do poliamor, parou no Conar. Alguns consumidores acionaram o Conselho, alegando que o conteúdo veiculado em fevereiro era impróprio. Dessa vez, a rede de fast food foi absolvida. Veja abaixo:

    https://www.youtube.com/watch?v=H1laa6Cl9TY

    Continua após a publicidade

    Perguntado se a diversidade pregada pela empresa também funciona da porta para dentro, Grunkraut afirma que, entre cargos de coordenadores e gestores, “a equipe é composta, na sua maioria, por mulheres”, mas que se trata de um processo contínuo.

    Publicidade
    TAGS:

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês