Continua após publicidade

Brasileiro preso por tráfico de drogas é executado na Indonésia

Condenado à pena de morte, Marco Archer Cardoso Moreira teve sua sentença cumprida em um fuzilamento

Por Redação Veja São Paulo
Atualizado em 5 dez 2016, 12h53 - Publicado em 17 jan 2015, 16h52
Marco Archer
Marco Archer (Divulgação/)
Continua após publicidade

 

O brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos, condenado à pena de morte na Indonésia, foi executado por volta das 15h30 deste sábado (17), horário de Brasília, ao lado de outros cinco presos, entre eles mais quatro estrangeiros. A aplicação da pena ocorreu por meio de fuzilamento.

Doze agentes policiais indonésios disparam contra Marco após o sinal do líder do pelotão. Apenas três das armas estavam carregadas, e os atiradores não sabiam quais, para evitar a revelação de quem deu o tiro fatal. O corpo será cremado e as cinzas serão trazidas ao Brasil.

Archer era instrutor de voo livre e havia sido preso por tráfico de drogas em 2004, após tentar entrar no país asiático com 13,4 quilos de cocaína escondidos em tubos de uma asa delta. Ele teve dois pedidos de clemência negados e tornou-se o primeiro brasileiro da história a ser executado em um país estrangeiro.

Continua após a publicidade

+ Confira as últimas notícias

Na manhã de sexta (16), a presidente Dilma Rousseff ligou pessoalmente ao presidente da Indonésia, Joko Windodo, para fazer um apelo pela vida do brasileiro. Segundo nota divulgada pelo Planalto, ela “ressaltou ter consciência da gravidade dos crimes cometidos, disse respeitar a soberania da Indonésia e do seu sistema judiciário, mas como Chefe de Estado e como mãe, fazia esse apelo por razões eminentemente humanitárias”. O pedido, porém, não foi atendido. Windodo afirmou que “todos os trâmites jurídicos foram seguidos conforme a lei indonésia e aos brasileiros foi garantido o devido processo legal”.

De acordo com o Itamaraty, 3 209 brasileiros estão presos no exterior, sendo que cerca de 30% do total por tráfico de drogas. Um deles, Rodrigo Muxfeld Gularte, de 42 anos, também foi condenado à morte na Indonésia e provavelmente será executado em fevereiro.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.