Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Boeing faz ziguezague no céu e precisa arremeter para evitar outro avião

Vídeo de manobra vista a partir do aeroporto de Guarulhos mostra piloto tentando se distanciar de outra aeronave

Por Redação VEJA São Paulo Atualizado em 29 jun 2021, 19h11 - Publicado em 29 jun 2021, 16h55

Um Boeing 747 realizou uma manobra que chamou atenção no aeroporto de Guarulhos na última segunda-feira (28). A aeronave fez um zigue-zague para se distanciar de um outro avião, não conseguiu e precisou arremeter em cima da hora para evitar uma colisão. De acordo com a Gol, a manobra é “padrão na aviação e todos os pilotos estão treinados para realizá-la sempre que necessário” (leia nota completa ao final).

O canal Golf Oscar Romeo grava os aeroportos de São Paulo 24 horas por dia e compartilhou o momento. O episódio aconteceu de manhã e no vídeo é possível ver o Boeing 737, da Gol, se aproximando em direção à pista 09R. Logo atrás, há um veículo maior: um Boeing 747-200, da Fly Pro, estava manobrando de forma atípica, ziguezagueando.

A partir do segundo 23, é possível ver as duas aeronaves descendo. A menor chega à pista primeiro, enquanto a maior tenta ganhar tempo. Provavelmente, sem conseguir a pista livre, o avião de trás arremete aos 1:49 do vídeo. É possível ouvir o controlador da torre de controle do aeroporto repetindo go around, instrução para arremeter. Veja abaixo.

De acordo com as instruções de pouso, não é autorizado que uma aeronave faça a descida enquanto outra esteja na mesma pista. Apesar de não ser possível ver o Boeing 737, tudo indica que sua presença na pista foi o que forçou o outro avião a arremeter.

Confira a nota da Gol sobre o caso:

A aproximação e o pouso do voo GOL G3 1656, que ocorreu nesta segunda-feira, 28/6, no Aeroporto Internacional de São Paulo – GRU Airport, foram realizados dentro da normalidade e em total Segurança, valor número um da GOL. Importante esclarecer que eventuais necessidades de descontinuação da aproximação, também conhecida por arremetida (realizada pela outra aeronave) é uma manobra padrão na aviação e todos os pilotos estão treinados para realizá-la sempre que necessário.

+Assine a Vejinha a partir de 8,90.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade