Avatar do usuário logado
Usuário

BMW Jazz Festival reúne solos e improvisos

Em nova casa, o evento mantém boas atrações e tenta preservar o clima intimista

Por Carol Pascoal 2 jun 2012, 00h50 | Atualizado em 18 ago 2025, 11h16
BMW Jazz Festival 2272
BMW Jazz Festival 2272 (Martin Philbey/)
Continua após publicidade
BMW Jazz Festival reúne solos e improvisos Priorizar nos meus resultados Google

Bastaram poucas horas para que desaparecessem os ingressos da primeira edição do BMW Jazz Festival, realizada há um ano no Auditório Ibirapuera. Embora confortável, o espaço tem capacidade para 800 pessoas por noite — um número baixo diante da relevância das atrações presentes naquela ocasião, entre elas o baixista Marcus Miller, o saxofonista Wayne Shorter e a cantora-furacão Sharon Jones. A corrida por bilhetes e o sucesso do projeto levaram a organização a mudar o endereço de sua segunda edição.

+ Confira uma entrevista com Trombone Shorty, uma das atrações do festival

+ BMW Jazz Festival anuncia atrações gratuitas no Parque do Ibirapuera

+ BMW Jazz Festival está marcado para junho no Via Funchal

Com uma capacidade quase quatro vezes maior, o Via Funchal, na Vila Olímpia, recebe o evento entre sexta (8) e domingo (10). “Não esperávamos uma procura tão violenta em 2011, o que demonstrou como o público de São Paulo estava saudoso de um festival de jazz”, diz a produtora Monique Gardenberg. Curiosidade: ela era a figura responsável pelos extintos Free Jazz, que movimentou a cidade de 1985 a 2001, e Tim Festival, na agenda dos paulistanos entre 2003 e 2008.

Continua após a publicidade

O grande desafio será manter o clima intimista numa casa com 3.075 lugares. “Sabemos que os fãs do gênero são exigentes. Assim, os garçons só vão servir antes dos shows e nos intervalos”, explica Monique. Mais jazzística em relação à última etapa, que mesclou vertentes como soul, gospel e influências afro-brasileiras, a programação atual traz nomes consagrados. Entre eles, o saxofonista Charles Lloyd, músico de vanguarda que se apresenta com seu quarteto, e o pianista Chick Corea, que integrou a banda elétrica de Miles Davis e toca ao lado do baixista Stanley Clarke e do baterista Lenny White. O saxofonista Maceo Parker é outro bom exemplo. Membro do grupo de James Brown durante anos, são dele os solos das antológicas “Cold Sweat” e “Papa’s Got a Brand New Bag”.

BMW Jazz Festival 2272
BMW Jazz Festival 2272 ()

Mesmo com essa seleção, o BMW Jazz Festival tem como objetivo exaltar instrumentistas da nova geração. “Queremos mostrar o que há de mais atual no meio e apostamos em nomes promissores”, conta Zuza Homem de Mello, curador ao lado de Zé Nogueira e Pedro Albuquerque. Além do trompetista californiano Ambrose Akinmusire, o virtuoso trombonista Troy Andrews, mais conhecido como Trombone Shorty, deve surpreender e levantar a plateia. Nascido em Nova Orleans, o rapaz de 26 anos está na lista de artistas que despontaram para o mundo depois que o furacão Katrina devastou sua cidade, em 2005. Trombone Shorty é tão importante para a região que sua foto estampou um dos pôsteres do tradicional evento local New Orleans Jazz & Heritage Festival, realizado entre o fim de abril e o começo de maio.

Quem não conseguir garantir um lugar no Via Funchal poderá conferir a exibição gratuita e ao ar livre, marcada para o domingo (10), no Parque do Ibirapuera. Além de Maceo Parker, também deve agitar o público o quinteto The Clayton Brothers.

Continua após a publicidade
BMW Jazz Festival 2272
BMW Jazz Festival 2272 ()

AQUI, JAZZ

VIA FUNCHAL

Sexta (8)

■ Ambrose Akinmusire Quintet

■ Toninho Ferragutti e Bebê Kramer

■ Chick Corea, Stanley Clarke & Lenny White

Continua após a publicidade

Sábado (9)

■ The Clayton Brothers

■ Trombone Shorty & Orleans Avenue

■ Maceo Parker e os convidados Fred Wesley & Pee Wee Ellis

Domingo (10)

■ Darcy James Argue’s Secret Society

Continua após a publicidade

■ Ninety Miles

■ Charles Lloyd Quartet

PARQUE DO IBIRAPUERA

Domingo (10)

■ Maceo Parker

■ The Clayton Brothers

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

Revista em Casa + Digital Premium
Impressa + Digital
Revista em Casa + Digital Premium

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 39,99/mês