Continua após publicidade

Bilhete Único anônimo deixa de ser emitido em São Paulo

Mais de 650 000 cartões foram cancelados e apreendidos por fraude desde o início de 2017

Por Estadão Conteúdo
7 jun 2018, 13h06

O cartão Bilhete Único anônimo (sem identificação do usuário) deixa de ser emitido a partir desta quinta-feira (7), segundo a Prefeitura de São Paulo.

De acordo com o secretário de Mobilidade e Transportes, João Octaviano Machado Neto, o cidadão que tiver o Bilhete Único anônimo vai poder usá-lo normalmente. “Quando for fazer a recarga, o cartão vai passar por uma verificação para descartar o uso em algum processo de fraude. Se houver a constatação de fraude, o bilhete será cancelado”, explicou o secretário.

A SPTrans intensificou ações nesse sentido desde o início de 2017. Nesse período, mais de 650 000 cartões foram cancelados e apreendidos por fraude. Só no ano de 2018, mais de 1000 pessoas foram indiciadas pela Polícia.

De acordo com a SPTrans, para fazer o bilhete único o usuário terá que apresentar um documento com foto e número do CPF em um dos postos de venda e atendimento. Antes, o número de cartões era ilimitado. Agora, passa a ser um cartão por CPF. O valor de aquisição é o mesmo: uma tarifa e uma carga mínima de 5 passagens, totalizando 24 reais.

Continua após a publicidade

João Octaviano Machado Neto recomenda ao usuário do Bilhete Único fazer previamente o cadastro no site da SPTrans para evitar filas nos guichês.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.